Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dol Mulher: Polícia Civil lança página voltada para o registro de casos de violência doméstica e de gênero

Publicação:

índice
Chefe Fábio participou da cerimônia de lançamento - Foto: Raquel Barcellos

O combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul ganhou o reforço de mais uma ferramenta nesta quinta-feira (15). A Polícia Civil lançou, em cerimônia realizada no Palácio Piratini, a Delegacia Online da Mulher (Dol Mulher), uma página exclusiva para tratar da violência doméstica e de gênero contra a mulher, hospedada dentro do site da Delegacia Online. O serviço pode ser acessado de qualquer tipo de dispositivo, como celulares, tablets e computadores, e funciona 24 horas por dia, garantindo às mulheres uma delegacia na palma da mão.

A Delegacia Online da Mulher é um projeto criado pelo Departamento de Tecnologia da Informação Policial (DTIP) da Polícia Civil, através da Divisão de Assessoramento Especial e da Delegacia Online. A ideia foi criar um espaço digital que funcione como mais uma forma de ajudar as mulheres a romperem o ciclo de violência. Por meio da página, é possível registrar casos de violência e o descumprimento de medidas protetivas, por exemplo. As usuárias também podem preencher um formulário de avaliação de risco, que orientará os profissionais que atuam neste contexto a tomar decisões que evitem a ocorrência de novas agressões. Elas também terão acesso direto ao WhatsApp da Polícia Civil, através do qual poderão ser feitas denúncias de delitos dessa natureza.

índice22
Delegada Silvia Sehn apresentou a DOL Mulher aos presentes - Foto: Raquel Barcellos


Além de funcionar como mais um espaço de denúncia, o objetivo é que a Delegacia Online da Mulher sirva ainda como um espaço educativo sobre o tema. O site traz informações sobre o conceito de violência doméstica, formas como ela se manifesta e os direitos das vítimas, incluindo links úteis relacionados a rede de proteção. Também está disponível uma cartilha informativa com o passo a passo do registro online.

Na cerimônia de lançamento da Dol Mulher, estiveram presentes o Secretário Estadual da Segurança Pública, Coronel Vanius Santarosa; o Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes; o Subchefe da Instituição, Delegado Vladimir Urach; além de outras autoridades.


Outras formas de denúncia

A Delegacia Online da Mulher soma forças a outros canais de denúncia já existentes. Além da nova página, as mulheres ou aqueles que presenciam algum tipo de violência contra a mulher podem denunciar pelo Disque 180 e pelo WhatsApp da Polícia Civil (51) 98444-0606.

Para o registro de ocorrência, as vítimas também podem comparecer presencialmente em uma Delegacia da Mulher ou em qualquer Delegacia de Polícia, nos municípios em que não houver a especializada. Elas ainda podem procurar uma das 59 Salas das Margaridas espalhadas pelo Estado. Nessas unidades, o atendimento é realizado por agentes com treinamento especial, de forma discreta e acolhedora.

Polícia Civil RS