Em três dias de atuação, operação Pulso Forte resultou em 364 prisões

índice2
Operação integrada foi uma resposta a homicídios ocorridos no sábado, dia 28 - Foto: Alexandre Nervo

Desde a noite do último domingo (29) até a noite desta terça-feira (31), a Operação PulsoForte da Polícia Civil e Brigada Militar resultou em 364 prisões, além de apreensão de veículos, drogas e dinheiro sem procedência. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (01) pelo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; pelo chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré; e pelo comandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli.

A operação ocorreu em 30 municípios do Rio Grande do Sul, nas regiões Metropolitana, Vale do Rio dos Sinos, Central, da Serra, Litoral e Fronteira Oeste do Estado. A operação também teve foco no cumprimento de mandados de busca e apreensão, captura de foragidos do sistema judiciário, ações de inteligência para identificar potenciais alvos para subsidiar futuras representações judiciais, realização de barreiras, reforço no policiamento de zonas estratégicas, implementação de ações de visibilidade, fiscalização a estabelecimentos comerciais e redução dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI). Ao todo, 5.333 policiais civis e militares participaram das ações da Operação Pulso Forte.

Dentro das premissas do Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública (RS Seguro) a ação integrou as forças de segurança para combater o crime organizado, com a captura de foragidos e apreensão de drogas e dinheiro. Foram abordadas 14.919 pessoas, apreendidas drogas, armas e um total de R$ 154.716,15.

Segundo o secretário Sandro Caron, a operação foi idealizada no domingo pela manhã em razão de anomalias no número de homicídios que ocorreram no sábado. “Tivemos 5,3 mil policiais atuando em 30 municípios e estamos concluindo essa operação com 364 prisões, apreensão de drogas, armas, recursos oriundos do tráfico de drogas e de veículos roubados”, destacou.

A Polícia Civil empregou 1.006 servidores em 348 viaturas, além do helicóptero da instituição. Foram cumpridos 95 mandados de busca e apreensão, 148 pessoas presas e nove adolescentes apreendidos no período da Operação. Os policiais apreenderam 22 armas e munições, 347 kg de maconha, 83kg de cocaína, 10 kg de crack, além de comprimidos de ecstasy (950), quetamina (500) e pontos de LSD (276). A PC também apreendeu R$ 131.553,00, além de recuperar dois veículos e apreender outros sete.

Para o novo chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, a operação demonstrou a rápida resposta da segurança pública no combate ao crime. “Nós tivemos um trabalho de integração e coordenação com a Brigada Militar e com a Secretaria da Segurança visando reduzir os nossos índices. Os resultados mostram a efetividade desta integração. O resultado foi excelente e nós ainda teremos muitas operações deste tipo visando combater a criminalidade, não só a comum, como também a violenta”, afirmou ele.

A Brigada Militar abordou 14.919 pessoas e fiscalizou 8.471 veículos. Foram presas 216 pessoas, sendo 27 foragidos da Justiça, além da apreensão de 14 armas. Os militares apreenderam R$ 23.183,15 sem procedência, 3.438 quilos de drogas e recolheram 78 veículos, recuperando outros 18 automóveis veículos frutos de roubo.

De acordo com o Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio Feoli, a operação foi importante para a redução nos índices criminais. “Este esforço conjunto com a Polícia Civil nos trouxe resultados que são significativos e que resultaram nesta redução. É a primeira de várias operações que faremos neste sentido”, ressaltou.

Em quatro anos, o programa RS Seguro teve resultados históricos na redução de crimes, em especial os roubos de veículos, homicídios e latrocínios. Ações integradas de combate ao crime organizado são constantemente planejadas, em parceria com os setores de inteligência das instituições da Segurança Pública, para manter e ampliar os resultados conquistados.