Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estelionatários do golpe do empréstimo são indiciados pela Polícia Civil

Publicação:

20110707171432-cod14589.jpg
Anúncios de falsos empréstimos em jornais de grande circulação - Foto: Polícia Civil RS

A Delegacia de Polícia de Esteio concluiu a primeira fase do inquérito policial que apura o golpe do empréstimo aplicado no Estado. Quatro pessoas foram indiciadas até o presente momento pelos crimes de estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Um homem foi preso em flagrante por agentes da DP de Esteio por envolvimento nos crimes. Segundo o Delegado Leonel Baldasso, titular da DP de Esteio, várias diligências ainda deverão ser complementadas, como a identificação de outros integrantes da organização criminosa e quebras de sigilos bancários e telefônicos de outras pessoas.

A quadrilha de estelionatários foi desarticulada quando foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Guaíba no dia 28 de junho, na operação policial denominada de "Tio Patinhas", com apoio de Policiais Civis da 2ª DPRM. Foi apurado que os criminosos agenciavam pessoas que também passavam a integrar a quadrilha, utilizando as suas contas correntes para que fossem depositados dinheiro de pretendentes a empréstimos bancários sem burocracia. Em escutas telefônicas, a Polícia Civil apurou que as vítimas eram induzidas a depositarem valores, sob a promessa de que uma instituição bancária do Estado de São Paulo, após aprovado o cadastro, creditaria dinheiro em suas contas. Além disso, foi apurado que nas salas comerciais locadas pelos criminosos situadas na Rua Júlio de Castilhos, Porto Alegre, estavam vazias, tendo sido desviados os fios dos números telefônicos fixos para outras salas usadas pelos estelionatários.

 A Polícia Civil já tem a identificação de outros suspeitos e, após a realização de outras diligências, pretende representar pela prisão preventiva dos demais integrantes da facção criminosa e solicitar o sequestro de bens dos indiciados. A segunda parte do inquérito será concluída em 60 dias.

Acompanhe a Operação Tio Patinhas, que usava veículos de comunicação para anunciar falsos empréstimos.

Fonte: DP Esteio

Maurício

Polícia Civil RS