Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Formatura da 1ª Edição do Curso Avançado de Entradas Táticas

Publicação:

-
-

Nesta sexta-feira (05/12), a Polícia Civil realizou a cerimônia de formatura da 1ª Edição do Curso Avançado de Entradas Táticas. A solenidade, realizada na Cidade da Polícia, em Porto Alegre, contou com a presença da Subchefe de Polícia, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues; do Diretor da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/PC), Delegado Bolívar dos Reis Llantada; da Delegada Cristiane Pasche, representado a Academia de Polícia Civil; do Diretor do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernético e Coordenador da Disciplina de Técnicas de Operações Policiais da Acadepol, Delegado Eibert Moreira Neto; além de outras autoridades, formandos e convidados.

O Curso Avançado de Entradas Táticas foi realizado pela Academia de Polícia Civil. Teve duração de duas semanas, com carga horária total de 95 horas-aula, período em que os 26 alunos aprofundaram conhecimentos sobre APH-T, tiro policial, entre outras especialidades aplicadas ao CQB.

O objetivo do curso foi consolidar, no âmbito da Polícia Civil, a doutrina mais moderna de entradas táticas, formando policiais em nível de especialização que atuarão como multiplicadores em suas unidades e Departamentos. O protocolo que será difundido entre os alunos visou, principalmente, salvaguardar a integridade física do profissional de segurança pública no cumprimento de mandados judiciais.

Além disso, a iniciativa fortalece o intercâmbio interinstitucional, permitindo que operadores de unidades parceiras conheçam a metodologia empregada pela Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil (Core/PCRS) na realização de combate em ambiente confinado (Close Quarters Battle – CQB), ao mesmo tempo em que possibilita o compartilhamento de estratégias utilizadas por essas instituições.

O curso contou com participantes de todos os Departamentos operacionais da Polícia Civil, entre eles: DPM, DPI, Deic, Denarc, DHPP, Dercc, Dercap, DPGV, Core e DAV.

Além do engajamento de todos os Departamentos operacionais, participaram da formação dois policiais militares do Bope/BMRS, um policial civil do GER/Dope/PCSP e um policial rodoviário federal do NOE/PRF/RS.

Esta edição contou com o apoio de diversas instituições, entre elas Evo Tactical, APH de Combate, Condor e Rossi.

Polícia Civil RS