Gerente do tráfico protegido por cães ferozes é preso na Capital
Publicação:

Na sequencia da operação Alpinistas do tráfico, iniciada no dia 23/11, a 1ªDIN apreende rádio comunicador, espingarda semiautomática, calibre 12, fabricada na Turquia e munição da Espanha
Agentes da 1ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico (1ª DIN), do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), prenderam em flagrante, um homem, de 25 anos, na zona sul da Capital. Ele é conhecido como "Marcão", gerente do tráfico do morro investigado. O trabalho foi realizado através do cumprimento de Mandado de Busca e Apreensão, expedido pelo Fórum Regional da Tristeza.
Material apreendido: uma espingarda semiautomática, calibre 12, de origem turca (ela custa cerca de 5 mil reais), 27 munições de 12, oito munições de 45, cinco munições de calibre 380, um rádio comunicador e contabilidade do tráfico (folhas com anotações).
A primeira ação ocorreu na manhã do dia 23/11, no morro próximo à Avenida Vicente Monteggia, na realização da operação Alpinistas do tráfico. Na ocasião, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, todos na zona Sul da cidade. Quatro homens de 40, 24, 22 e 20 e uma mulher de 18 anos, foram presos em flagrante, sendo que dois dos detidos têm antecedentes por roubo, receptação, estelionato e tentativa de furto. Os traficantes ficavam no alto de árvores, dos morros da região, observando a presença de policiais ou de consumidores que vinham buscar drogas. Para chegar até o ponto de observação o Denarc precisou deixar as viaturas e caminhar cerca de 300 metros até topo do alvo.
Com os indivíduos, a Polícia apreendeu mais de 100 pedras de crack, diversos tijolinhos de maconha, farelos de maconha, faca, lâmina de barbear, pratos, todos com resquícios de entorpecentes e material para embalar drogas. Naquele local, também foram apreendidos um binóculo, um revólver calibre 32, com a numeração raspada, uma carabina PUMA, calibre PT 38, duas agendas com anotações do tráfico, uma prensa, munições dos calibres 38, 32, pequena quantidade de pólvora, R$ 30 reais em notas de 20 e 2, algumas moedas e potes plásticos.
O Titular da 1ª DIN, delegado Mario Souza, informa que esta é mais uma ação que visa combater tráfico na zona sul de Porto Alegre. "A casa do gerente do tráfico estava sendo guarnecida por dois cães das raças Pitbull e Rottweiler", disse Souza.
O diretor da Dinarc, delegado Heliomar Franco, informa que o detido possui diversas ocorrências policiais. "Ele têm antecedentes por roubo, furto, posse de arma de fogo de uso restrito e diversas ocorrências por tráfico de drogas", complementou Franco.
O diretor do Denarc delegado Joel Oliveira, conta que esta espingarda apreendida é oriunda da Turquia, muito moderna e extremamente leve, fácil de utilizá-la. "O rádio comunicador estava sintonizado na frequência da Polícia", comentou Oliveira.
O preso foi autuado por tráfico de drogas e posse de arma de fogo de uso restrito e encaminhado ao Presídio Central. Oito agentes em três viaturas participaram da ação.
O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518 e pelo endereço eletrônico denarc-denuncia@pc.rs.gov.br.
Fonte: Denarc