Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Inquérito da Polícia Civil resulta em condenação de skinhead

Publicação:

2016031712075717-03-1dpportoalegre.jpg
Homem condenado - Foto: Polícia Civil

Um homem, de 28 anos, pertencente a um grupo de Skinheads,  foi condenado nessa quarta-feira (16/03) pela Justiça.  O indivíduo foi condenado a oito anos e quatro meses de prisão por tentativa de homicídio qualificado, entretanto foi absolvido pelos crimes de  formação de quadrilha e incitação ao racismo. A condenação é o resultado de inquérito policial feito pela 1ª Delegacia de Polícia (DP) de Porto Alegre. 

Segundo o delegado Paulo Cesar Jardim, outro indivíduo, pertencente ao mesmo grupo, já havia sido condenado em 2012, a dez anos e três meses de prisão por formação de quadrilha, incitação ao racismo e tentativa de homicidio qualificado de um punk no centro de Porto Alegre. O caso aconteceu em 16 de setembro de 2007, após a saída de um clássico Grenal. Além daquele indivíduo , outras sete pessoas teriam participado da ação. A vítima foi agredida com 11 golpes de canivete e vários socos e pontapés,  teve de fazer cirugia e ficou incapacitada de trabalhar por quatro meses. 

Na  residência do homem condenado em 2012 foi encontrado material de divulgação neonazista e identificada a movimentação do grupo do qual ele fazia parte, o “White Power Sul Skins”, em sites de relacionamento. O rapaz, de 28 anos, condenado nessa quarta-feira (16/03) pertencia ao mesmo grupo. Nos próximos meses novos Inquéritos Policiais instaurados na 1ª DP deverão ser julgados pela 2ª Vara do jurí do Foro Central em razão de crimes raciais – salienta o delegado. 

Fonte: 1ª DP Porto Alegre

Cecy Quadros Raicik

Reg. Prof. 6211

 

 

 

 

                       

 

Polícia Civil RS