Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro será instalado na Polícia Civil

Publicação:

20130731170636-cod23823.jpg
Assinatura do Acordo de Cooperação - Foto: Polícia Civil RS

Polícia Civil Gaúcha passará a contar com tecnologia avançada da informação no combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Na tarde desta quarta-feira (31/07), no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social realizou encontro sobre o tema “Diálogos CDES-RS – Gestão de Informação e Controle Público no Enfrentamento à Corrupção”. No evento, entre outras atividades, foi celebrado Acordo de Cooperação Federativa entre o Ministério da Justiça e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para a implementação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), objetivando o enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro, bem como para a recuperação de ativos. O laboratório será instalado no Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil. Participaram da assinatura do acordo o Ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, o Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, os Secretários de Estado da Segurança Pública e da Casa Civil, respectivamente, Airton Michels e Carlos Pestana e o Chefe da Polícia Civil do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.

O LAB-LD visa à utilização de tecnologia avançada aplicada no combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os softwares disponibilizados permitirão a coleta, o tratamento, o armazenamento e a análise de todos os dados e documentos alvos da investigação (p. ex.: documentação contábil, documentação fiscal, relatórios internos, extratos bancários e telefônicos, escuta ambiental, mídias apreendidas, redes sociais, entre tantos outros), produzindo ao final um relatório circunstanciado. Esse tipo de laboratório surgiu como meta da Estratégia Nacional de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, sendo que já existem 16 deles em funcionamento no país, e mais outros 12 estão em fase de instalação. Assim, a Polícia Civil gaúcha também passará a fazer parte da Rede Nacional de Laboratórios contra lavagem de dinheiro.

A instalação de um LAB-LD, que tem a capacidade de analisar rapidamente volumes expressivos de recursos envolvidos, possibilitará a criação de um centro produtor de informações estratégicas para casos complexos que estejam sob investigação. Dessa forma, a Polícia Civil gaúcha mais uma vez busca melhor se estruturar para uma repressão qualificada à criminalidade.

 

Del. Clarissa Lopes

Polícia Civil RS