Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Liderança de facção criminosa é presa em ação da Polícia Civil em Canoas

Publicação:

-
Armamento apreendido durante ação da Draco Canoas. - Foto: PCRS

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, prendeu, na última quarta-feira (15), um homem de 39 anos considerado uma das principais lideranças de organizações criminosas que atuam no município de Canoas. Ele foi autuado em flagrante por posse de arma de fogo com numeração raspada, posse de arma de fogo e favorecimento pessoal.

O investigado, tido como um dos líderes da facção Família Mathias Velho – FMV, ostenta folha de antecedentes policiais bastante robusta, com registros de homicídios, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, roubo de veículo, roubo a estabelecimento comercial, roubo a transporte coletivo, entre outros. Ele usava tornozeleira eletrônica, mas houve falha na comunicação de sinal no mês de dezembro. Designada data para inspeção do aparelho, o apenado deixou de comparecer à Divisão de Monitoramento Eletrônico da SUSEPE.

No local em que foi realizada a prisão, foi encontrado um arsenal. Agentes localizaram um kit Roni, utilizado para transformar pistolas em submetralhadoras com poder para disparar rajada em uma intensidade de aproximados 7 tiros por segundo, um carregador caracol, como capacidade para 50 munições, além de três pistolas ( 9mm e .40), um revólver .38, um colete balístico, quatro rádios comunicadores, munições de diversos calibres e carregadores. O armamento estava em um móvel com fundo falso especialmente fabricado para tal finalidade, que somente era aberto por meio de um comando eletrônico – “tag”, dificultando assim a ação das forças de segurança pública. Além das armas, os policias também apreenderam documentos que apontam a traficância e telefones celulares.

De acordo com o Delegado Gustavo Bermudes, a ação de ontem, assim como outras dos dias anteriores, tem por finalidade retirar de circulação indivíduos de alta periculosidade, praticantes de crimes graves, com o intuito de estancar o conflito entre grupos criminosos rivais presentes no município.

O Delegado Cristiano Reschke, Diretor da Delegacia Regional de Canoas, afirma que a ação da Draco é um forte golpe contra o crime organizado, pois além da prisão em flagrante de um dos líderes da organização, retira das ruas quantidade significativa de armas e munições. Ações como esta serão intensificadas e fazem parte do plano estratégico que visa o incremento de investigações qualificadas e inteligência policial frente ao crime organizado na região.

Polícia Civil RS