Localizados 41 em ações operacionais e de prevenção no Dia Internacional da Criança Desaparecida
Publicação:

A Polícia Civil, através do Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA), em parceria com o Shopping Total, lançou nesta quinta-feira (25/05) uma campanha para localização de crianças e adolescentes desaparecidos. Foi disponibilizado junto ao balcão de informações, situado no térreo do Shopping, um totem com foto e informações atualizadas que auxiliem a localização dos desaparecidos.
Em paralelo ao evento, o DECA realizou ação, contando com 20 policiais civis, para intensificar as localizações de desaparecidos bem como distribuição de material informativo, objetivando orientar pais e responsáveis a prevenirem eventual desaparecimento de seus filhos.
A ação envolveu dois momentos: o operacional que iniciou às 8h da manhã e encerrou às 19h, tendo sido realizadas diligências em vários bairros da capital. Foram cinco equipes do Deca, trabalhando em cem casos. Desses, 41 foram localizados (adolescentes e crianças).
Além disso, houve a ação de prevenção no shopping total. O referido estabelecimento está colocando cartazes em totens. No cartaz, tem dicas de prevenção e orientação do que deve ser feito após o desaparecimento. Além disso, há fotos de adolescentes desaparecidos que serão renovadas de 15 em 15 dias.
Mundialmente, o dia 25 de maio é conhecido como o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas. A data foi escolhida porque em 25 de maio de 1979, Etan Patz, de 06 anos, desapareceu a caminho da escola, nas ruas de Nova York. Lamentavelmente, o menino nunca foi localizado. No Rio Grande do Sul, mais da metade dos casos de desaparecimento envolvem crianças e adolescentes.
Segundo a delegada Adriana Regina da Costa, diretora do DECA, no ano de 2016, a Polícia Civil efetuou o registro de 1.357 ocorrências policiais de desaparecimento de crianças e adolescentes em Porto Alegre, bem como 1.004 localizações. Nesse ano, são 367 ocorrências policiais e 343 localizações (Porto Alegre). Costa destaca que os pais ou responsáveis devem efetuar, imediatamente, o registro de ocorrência policial na Delegacia de Polícia mais próxima ou no Departamento Estadual da Criança e do Adolescente. Além disso, quando encontrada é importante comunicar à Polícia Civil.
Denuncie 051984187814 / Disque-denúncia 08006426400 / POLÍCIA CIVIL GAÚCHA – Para Servir e Proteger
Fonte: DECA