Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mediar Itinerante presente no litoral

Publicação:

WhatsApp Image 2021 01 07 at 19 16 19
Mediar Itinerante

A Polícia Civil está levando ao litoral gaúcho o Mediar Itinerante, para que conversas possam ser mediadas e soluções de conflitos possam ser construídas em diferentes localidades.

O Programa Mediar, da Polícia Civil, visa a expansão dos princípios da Justiça Restaurativa no estado, sendo alternativa à Justiça Retributiva. Utiliza a técnica que consiste na desconstrução do conflito pelo diálogo, buscando identificar as necessidades das partes e os fatores que levaram à controvérsia para que, através dessa conversação mediada, as partes possam construir uma solução para o caso em questão.

Introduzido na Polícia Civil em 2013, o Programa Mediar tem a intenção de resolver crimes de direito disponível e passíveis de composição entre as partes. Alguns dos mais recorrentes são: ameaça, injúria e perturbação do sossego. Outro fator que deve ser destacado é a redução de custos para o Estado, uma vez que processos judiciais e procedimentos policiais são evitados em razão da composição pacífica de conflitos.

O Mediar Itinerante, coordenado pela delegada titular da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, Sabrina Deffente, e que é conduzido por policiais civis com curso de mediação, nesta semana esteve presente em Quintão, Palmares do Sul e Maquiné, com previsão de estar no próximos dias em Arroio do Sal, Torres, Atlântida Sul e Terra de Areia, além de visitas aos Núcleos de Mediação existentes no litoral.

Polícia Civil RS