Operação Accelerare prende lideranças de grupos extremistas radicais

Apreensões da Operação Accelerare - Foto: PCRS
Por PCRS

Policiais Civis da Delegacia de Combate à Intolerância, coordenados pela Delegada Tatiana Barreira Bastos e com apoio da Agência Brasileira de Inteligência - ABIN, deflagraram, na manhã desta terça-feira, 06/06, a Operação Accelerare, visando dar cumprimento a 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Nova Santa Rita e Novo Hamburgo.

Foram presos 3 indivíduos e apreendido farto material de apologia ao nazismo e ao fascismo, como símbolos, literatura nazista, celulares, equipamentos eletrônicos, uma garrucha, simulacros de arma de fogo e munições de diversos calibres. A operação tem objetivo de combater crimes de ódio e desarticular uma organização responsável pelo aliciamento de colaboradores via redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens.

A DPCI realizou incessante trabalho investigativo por cerca de seis meses, focado principalmente no monitoramento dos indivíduos, com apoio de agentes da ABIN.

Segundo a Delegada de Polícia Tatiana Bastos, este grupo exibe mensagens de caráter neonazista, antissemítico e racista. A ideologia utilizada pelo grupo tem como principal característica ser aceleracionista, ou seja, com finalidade de recrutamento de jovens nas redes sociais, atraídos por discursos nazistas e fascistas, direcionando jovens a praticar crimes graves e bárbaros, como ataques a escolas e espaços públicos.

O Diretor do Departamento de Grupo de Vulneráveis, Delegado Christian Nedel, acrescenta que o foco das investigações é cessar o aliciamento de menores colaboradores, desarticulando os grupos através das prisões das lideranças, monitorados pela Delegacia Especializada de Combate à Intolerância.

Os indivíduos foram ouvidos e encaminhados ao sistema prisional.