Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Braço de Ferro investiga furto qualificado de caminhões-guindaste e extorsão

Publicação:

WhatsApp Image 2025 07 14 at 10 32 55
--

A Polícia Civil, através da Delegacia de Repressão de Roubo de Veículos (DRV/Deic) do Departamento Estadual de Investigações Criminais, no final da tarde de sexta-feira (11), deflagrou a primeira fase da Operação Braço de Ferro. A ação tem o objetivo de coibir os delitos de extorsão e furto qualificado de caminhões-guindaste (caminhões “munck”), ocorridos nos últimos meses em cidades do interior do Rio Grande do Sul. Três pessoas foram presas e um adolescente foi apreendido.

WhatsApp Image 2025 07 14 at 10 32 25
--

De acordo com a Delegada Jeiselaure de Souza, titular da DRV/Deic, o Setor de Inteligência da DRV já investigava o grupo criminoso que furta os caminhões e na sequência pratica extorsão contra as vítimas, exigindo valores exorbitantes para o resgate do veículo. Durante o monitoramento dos indivíduos, que já tinham prisão preventiva decretada, no dia 07 de julho de 2025 foi furtado um caminhão na cidade de Getúlio Vargas, ocasião em que os criminosos passaram a exigir R$ 120.000,00 da vítima, sob pena de colocarem fogo no caminhão e desmancharem o veículo, caso o valor não fosse pago, fato que passou a ser imediatamente investigado pela DRV/Deic.

Em diligências na cidade de Sentinela do Sul, os policiais lograram recuperaram um caminhão furtado, bem como efetuaram a prisão em flagrante de três indivíduos, além de apreenderem um adolescente infrator. Ainda foram aprendidos diversos objetos utilizados pela organização criminosa, tais como placas de veículos, diversas ferramentas, tinta e material de pintura, os quais seriam utilizados para descaracterizar o veículo furtado, além de chave micha.

Ainda conforme a Delegada Jeiselaure, na posse dos criminosos foi encontrado o telefone celular utilizado para extorquir o empresário de Getúlio Vargas.

 

Polícia Civil RS