Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Corpore Sano investiga crimes contra a fé pública e associação criminosa em prejuízo do Erário de Canoas

Publicação:

Deat_Deic
Operação Corpore Sano - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quinta-feira (21) a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deat/Deic), deflagrou a Operação Corpore Sano, com o objetivo de apurar, em tese, a prática de crimes de Falsificação de Documento Público, Falsificação de Documento Particular, Falsidade Ideológica e Associação Criminosa em prejuízo do Erário de Canoas.

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Canoas (CANOASPREV), especificamente no Fundo de Assistência à Saúde do Servidor Municipal (FASSEM), bem como em endereços residenciais e comerciais de interesse às investigações, na Capital e em Canoas, contando com a participação de 20 policiais civis.

Conforme o delegado Max Otto Ritter, o inquérito policial, instaurado no final do ano de 2017 por meio de requisição do Ministério Público de Canoas, dá conta de que uma clínica de fisioterapia e fonoaudiologia daquela municipalidade, a qual era credenciada junto ao FASSEM, procedia ao encaminhamento de pacientes, de forma dissimulada, para atendimentos não contratados junto ao Órgão Público, tais como pilates, acupuntura e estética em geral. “A partir dos pagamentos realizados pelos serviços prestados pela clínica, que teria triplicado seu faturamento em curto espaço de tempo, verificou-se que os beneficiários do plano e seus dependentes estavam utilizando outros serviços não cobertos pelo Fundo de Saúde, cujas cobranças eram repassadas ao Município de Canoas”, esclarece o delegado.

Durante a ação foram apreendidos documentos, prontuários e celulares. "As buscas tiveram o objetivo de apreender documentos que materializem os crimes, bem como as suas autorias, traçando-se os vínculos existentes entre os investigados, para fins de identificação das responsabilidades de todos os envolvidos", disse Ritter.

Jorge Felipe

Polícia Civil RS