Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Cruz de Malta é deflagrada no combate os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa

Publicação:

Ação Policial
Ação Policial
Por Polícia Civil

Na manhã desta terça-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), desencadeou a Operação Cruz de Malta, com o objetivo de combater os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa praticados por um grupo que atuava na exploração de jogos de azar há mais de 6 décadas na cidade de Taquara e região.

Foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Taquara, Canoas e Tramandaí, além de 25 medidas constritivas de sequestro/indisponibilidade de bens móveis e imóveis.

Durante as ações, uma pessoa foi presa e documentos, apontamentos do jogo do bicho, cerca de 77 mil reais em dinheiro, máquinas caça-níqueis, ceduleiras, munições e diversos outros objetos foram apreendidos.

De acordo com o Delegado Marcus Vinicius da Silva Viafore, a investigação se estendeu por mais de 6 meses e identificou diversos integrantes da organização criminosa. “A maioria dos investigados ostentava poder aquisitivo e bens de luxo totalmente incompatíveis com os rendimentos declarados. Para maquiar a entrada de valores advindos de delitos, os líderes do grupo criminoso utilizavam empresas de fachada, a fim de dar licitude aos valores obtidos”, explicou o delegado.

Dez imóveis, duas embarcações e diversos veículos foram alvo das ordens judiciais. Ao todo, os bens estão avaliados em aproximadamente 6,7 milhões de reais.

Michel Fontana

Taís Haussen

Polícia Civil RS