Operação Cupim de Ferro prende desarticula organização criminosa que utilizava empresa de agronegócio para transportar drogas

WhatsApp Image 2019 07 15 at 1 08 58 PM
PC
No último domingo (14) e na manhã desta segunda-feira (15), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (UOP Passo Fundo), deflagrou a Operação Cupim de Ferro, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que utilizava uma empresa do agronegócio para dissimular o transporte das drogas.

Foram cumpridos 11 MBAs e 4 mandados de prisão preventiva. As ordens judiciais foram cumpridas nas cidade de Passo Fundo e Novo Hamburgo - RS, Foz do Iguaçu, Santa Helena - PR.

As investigações tiveram início em março deste ano quando a PRF abordou uma camioneta Silverado e foi apreendido mais de 84 kg de crack e preso em flagrante o motorista.

Após a esta prisão, foram realizadas diversas diligências, quebras de sigilos, troca de informações e abordagens com a PRF para fins de identificar os demais envolvidos na organização criminosa.

Assim, foi descoberta a empresa de agronegócio que era utilizada para o transporte das drogas. Soube-se que possuíam duas camionetas adesivadas como se fossem da empresa de representação comercial que prestava serviços agrícolas, dificultando as abordagens policiais. Foi apurado que o grupo criminoso trazia a droga do PR até o norte gaúcho de duas a três vezes por semana nestes dois veículos. Estima-se que este grupo criminoso trazia ao RS aproximadamente 2 toneladas de drogas (crack e maconha) por mês.

A droga era trazida em um fundo falso, feito abaixo da carroceria das camionetas, onde tinha capacidade para aproximadamente 90kg de droga por viagem. Além disso, possuíam um reboque que também tinha fundo falso que tinha capacidade para 200 kg.

Durante as buscas realizadas na cidade de Santa Helena, foi preso o líder do grupo criminoso, além de apreendidos dois veículos, uma pistola calibre 380 e o reboque com o fundo falso.

Em Foz do Iguaçu foi preso um dos motoristas e foram apreendidos diversos rolos do plástico utilizado para embalar a droga, além de baldes de graxa. Em Passo Fundo, foi cumprido mandado de prisão para o outro motorista.

Em Novo Hamburgo foi cumprido mandado de prisão preventiva de um traficante conhecido no Vale do Sinos, que era quem recebia a maior parte da droga que era trazidas para o RS. Inclusive neste alvo, há poucas semanas a 2ª DP de São Leopoldo apreendeu 6 fuzis, mais de 240 mil reais em dinheiro e uma pistola Glock 9mm com numeração raspada.

A investigação e elucidação completa do grupo criminoso, ou seja, desde quem remetia a droga do PR, motoristas e compradores da droga no RS, só foi possível pela integração e parceria entre PCRS, PRF e PCPR.

O nome da Operação Policial (Cupim de Ferro) se deu pelo fato que os próprios investigados se intitulavam como equipe cupim de ferro, que não seria pegos pela polícia em razão dos “cofres” serem bem escondidos e pela dissimulação de empresa agrícola.

Mateus Lima

Leandro Adão