Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação DownHill é deflagrada no combate ao tráfico de drogas na região metropolitana

Publicação:

WhatsApp Image 2022 12 01 at 06 38 21
Dezoito ordens judiciais foram cumpridas em Viamão e Porto Alegre - Foto: Jorge Felipe/PCRS

Na manhã desta quinta-feira (01/12), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da 1ª DPRM, deflagrou Operação DownHill, no combate à organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas em área limítrofe entre os municípios de Viamão e Porto Alegre.

Na ação, que contou com o apoio da Brigada Militar, mais de 120 policiais cumprem 18 ordens judiciais, entre mandados de busca e apreensão e de prisão. Um investigado foi preso preventivamente, e apreendidos dois carros e duas motos.

WhatsApp Image 2022 12 01 at 06 34 33
Mais de 120 policiais participaram da ação, que contou com apoio da Brigada Militar - Foto: Renata Bianchini/PCRS

A investigação

Ao longo de mais de 4 meses de investigação, foi apurado o tráfico de drogas desenvolvido por facção criminosa nos bairros Santa Isabel e Cecília, em Viamão. Foram mapeados 09 pontos de traficância, os quais movimentam, aproximadamente, R$ 300 mil mensais com a venda de crack, cocaína e maconha.

O modus operandi da organização inclui a utilização de barricadas em ruas estratégicas para controlar o tráfego de veículos e pedestres; a entrega de cestas básicas para cooptar moradores da região que são contatados para repassarem informações aos traficantes; a compra de imóveis para transformação em pontos de comércio de drogas; a prática de roubo de veículos para financiar a traficância.

Destaca-se que a liderança da organização e seus gerentes controlam com proximidade os vendedores da ponta, exigindo metas e escala de serviço, sendo que, quando há falhas, são repreendidos com agressões. Também orientam os vendedores a embaraçar e ludibriar o trabalho da polícia simulando serem usuários.

A investigação apontou, ao menos, 20 envolvidos no esquema ilícito, entre liderança, gerentes, vendedores e encarregados de logística.

Polícia Civil RS