Operação Érebo combate associação criminosa que praticava atentado com explosivos na Capital
Publicação:

A Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação Érebo, no combate a associação criminosa que praticava crimes fazendo uso de artifícios incendiários e explosivos contra instituições públicas e privadas, na Capital. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, Viamão e Novo Hamburgo. Na ação, diversos materiais comprovantes da participação do grupo criminoso em atentados, bem como livros que relatam os feitos, foram apreendidos.
OpÉrebo encerrada em Porto Alegre. 1DP_POA
— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 25 de outubro de 2017
Veja a matéria completa no link abaixohttps://t.co/SF6osvs6eO pic.twitter.com/6FIVXkbv7d
Segundo o delegado Paulo César Jardim, as investigações tiveram início em meados de 2016 quando houveram atentados contra a 1ª Delegacia de Polícia da Capital. "Foi colocado um explosivo com temporizador em uma viatura policial, que felizmente não funcionou. Depois foi realizado outro atentado contra a delegacia de polícia, o que desencadeou o início das investigações", conta o delegado. Ao total são 11 inquéritos instaurados para apurar diversos fatos praticados pelo grupo investigado, como ataques a viaturas policiais civis e militares, incêndio no pátio da Secretaria de Segurança Pública, ataques à sedes de partidos políticos, bancos privados e concessionária de veículos. "Também foi realizado um atentado a um veículo oficial do Consulado da Alemanhã, em Porto Alegre", complementa o delegado.
O Chefe de Polícia, Delegado Emerson Wendt ressaltou a importância da ação realizada nesta manhã, em razão que o grupo criminoso atacava instituições como a Polícia Civil, Brigada Militar e a própria Secretaria de Segurança Pública. "Em um dos livros apreendidos na operação, os suspeitos relatavam incêndios a viaturas policiais, demonstrando o menosprezo e desrespeito ao próprio Estado", relatou Wendt.
Larissa Marafiga
Michel Fontana