Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operacão La Plata apreende cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico de drogas

Ação resultou também na prisão em flagrante de dupla de argentinos por lavagem de dinheiro

Publicação:

WhatsApp Image 2023 03 25 at 05 54 50
Dinheiro estava escondido em compartimento oculto de veículo tinha como destino o Paraguai. - Foto: Policia Civil/Denarc

No final da tarde de sexta-feira (24), em Porto Alegre, a Polícia Civil, por meio da 1 DIN/Denarc, deflagrou a Operação La Plata. A ação resultou na apreensão de cerca de meio milhão em dinheiro do tráfico  de drogas, e dupla de argentinos foi presa em flagrante por lavagem de dinheiro.

Foram apreendidos 450 mil reais em moeda nacional, 2 mil dólares, 35 mil pesos argentinos, 1000 pesos uruguaios e 100 mil guaranis. Dinheiro estava escondido em compartimento oculto de veículo tinha como destino o Paraguai. O veículo utilizado no transporte dos valores, avaliado em mais de 200 mil reais, também foi apreendido, além de telefones celulares usados no esquema de transporte do dinheiro.

A investigação se iniciou há 30 dias e foi conduzida pelos Delegados Gabriel Borges e Guilherme Dill, após atividade de inteligência constatar que semanalmente um veículo era conduzido até o Paraguai para transportar valores oriundos da venda de entorpecentes.

Os entorpecentes eram vendidos em toda a zona sul de Porto Alegre e os valores arrecadados no bairro Teresópolis, para a contagem e transporte até os países produtores de drogas.

Uma vez que os valores chegavam no país vizinho serviam como financiamento pra aquisição de mais entorpecentes, movimentando, com isso, o comércio de drogas em grande escala. Conforme a investigação, o valor mensal de remessa era em torno de 2 milhões de reais.

Com o avançar das investigações foi possível apurar o veículo responsável pelo transporte dos valores. Na data dos fatos foi visualizado o veículo numa oficina, passando por processos de desmontagem de peças.  Os policiais passaram a fazer buscas no automóvel, localizando em um compartimento oculto no porta-malas uma grande quantidade de dinheiro oriundo da venda de drogas, fracionado e contabilizado.

Chamou ainda mais atenção da equipe policial que os dois homens presos em flagrante pelo crime de lavagem de dinheiro na modalidade ocultar, sendo o motorista e o caroneiro do automóvel, ambos de nacionalidade Argentina, o que indica ainda mais a natureza transnacional da atividade de narcotraficancia.

O Delegado Gabriel Borges ressalta que em poucos dias o Denarc apreendeu mais de 700 mil reais do crime organizado gaúcho, além de retirar grande quantidade de drogas e armas de fogo das ruas, reforçando que o trabalho de investigação qualificada permanecerá para combater as organizações criminosas.

O Delegado Guilherme Dill reforça o compromisso de descapitalizar as organizações criminosas, retirando de seu poder entorpecentes, armas de fogo, bens e, principalmente, grandes valores em espécie.

A ação integra a estratégia da Polícia Civil de intensificar a presença do Estado em áreas conflagradas em razão do tráfico de drogas, principalmente buscando a descapitalização das organizações criminosas e a responsabilização criminal das lideranças.

A investigação prossegue pra identificar e responsabilizar criminalmente os demais membros do grupo criminoso.

WhatsApp Image 2023 03 25 at 05 54 50 (1)
Apreendidos 450 mil reais em moeda nacional, 2 mil dólares, 35 mil pesos argentinos, 1000 pesos uruguaios e 100 mil guaranis. - Foto: Policia Civil/Denarc
Polícia Civil RS