Operação no combate ao tráfico e homicídio resulta na prisão de seis pessoas em Santo Ângelo

20180414160746whatsapp-image-2018-04-14-at-14-45-21.jpeg
Prisão - Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil desencadeou na manhã deste sábado (14), uma ofensiva na repressão ao tráfico de drogas e crimes dolosos contra a vida, em Santo Ângelo. A ação realizada por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Santo Ângelo, com apoio da Delegacia de Polícia de Entre-Ijuís, cumpriu cinco ordens judiciais entre mandados de busca e apreensão e de prisão. Ao total seis pessoas foram presas, uma arma de fogo, drogas e objetos furtados foram apreendidos.

Segundo o delegado Heleno dos Santos, as investigações tiveram início após um homicídio ocorrido na madrugada dessa quinta-feira (12), em Santo Ângelo. “Um homem foi morto por três homens que invadiram a sua casa e efetuaram diversos disparos com arma de fogo, causando a morte da vítima por execução”, conta o delegado. Segundo apurado nas investigações, a morte do homem se deu em razão da disputa por ponto de venda de drogas. “Através das investigações foi possível identificar os três suspeitos do homicídio e assim, representada por suas prisões preventivas”, explica Santos. Na manhã deste sábado os policiais civis cumpriram três mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão no bairro Sagrada Família, em Santo Ângelo.

Durante as buscas no bairro Sagrada Família, um homem, que estava em atividade suspeita, foi abordado pelos policiais civis. Ao fazer a identificação do indivíduo, foi constatado que tratava-se de foragido da região de Santa Maria pela prática de crimes patrimoniais. “Ele estava escondido em uma casa no bairro Sagrada Família, a pouca distância da casa onde houve o homicídio na última quinta-feira”, contou o delegado. O foragido é considerado de alta periculosidade e conta com diversos antecedentes por roubo a estabelecimentos comerciais.

Em continuidade às diligências, a Polícia Civil tomou conhecimento da ocorrência de um roubo à residência, ocorrido na manhã deste sábado, no bairro Colmeia, em Santo Ângelo. “Durante o roubo, uma família foi feita refém por dois indivíduos e uma das vítimas reagiu, entrando em luta corporal com os ladrões. O homem conseguiu desarmar um dos criminosos e efetuou disparos na direção deles, que, mesmo atingidos, conseguiram fugir”. Os policiais civis tomaram as declarações da vítima que descreveu os autores do roubo e entregou a arma pertencente aos criminosos. “No desenrolar das diligências investigatórias, foi constatado que um dos suspeitos do referido roubo seria o mesmo investigado pelo homicídio ocorrido na madrugada de quinta-feira, e que a arma retirada pela vítima do roubo possivelmente seria a mesma arma utilizada para matar a vítima”, explicou Santos.

A Polícia Civil então deslocou para o bairro Rosenthal a fim de localizar os indivíduos do roubo e os suspeitos do homicídio. Seguindo os elementos de informação coletadas o esconderijo dos criminosos foi localizando, sendo possível a prisão dos suspeitos. “Os dois indivíduos baleados, que assaltaram a residência nesta madrugada, foram encontrados e autuados em flagrante por roubo. Um deles também foi preso preventivamente pelo homicídio ocorrido na última quinta”, contou o delegado. Os outros dois suspeitos do homicídio também estavam foram presos no local. “Uma mulher, que estava escondendo os indivíduos em sua residência, foi autuada em flagrante pelo crime de favorecimento pessoal”, acrescentou Santos. Uma pistola calibre 9mm, usada no roubo desta madrugada e, possivelmente a mesma arma usada na prática do referido homicídio, foi apreendida. Também foram apreendidos pinos de cocaína e objetos que haviam sido subtraídos das vítimas.

Larissa Marafiga