Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Novo Cangaço prende 18 pessoas na região noroeste do estado

Publicação:

20170329105204miraguai.jpeg
Operação Novo Cangaço prende 18 pessoas na região noroeste do estado - Foto: Imprensa | Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29/03), a Operação Novo Cangaço que visa desarticular uma organização criminosa de roubos a estabelecimentos bancários da região noroeste do estado. Foram cumpridos 29 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão na região, na serra gaúcha e catarinense. Na ação foram presas 18 pessoas e apreendidas armas, R$ 22 mil em dinheiro e celulares, além de quatro veículos que eram usados pelo grupo.

Segundo o delegado Roberto Fagundes Audino a investigação se iniciou a partir de crimes de roubo a bancos na cidade de Miraguaí no dia 6 de fevereiro deste ano, além de roubo ao posto da Brigada Militar da mesma cidade, inclusive tendo como refém um policial militar, o qual serviu de escudo humano pela quadrilha. "Durante cerca de 45 dias realizamos uma Força Tarefa para apurar os fatos e identificamos pelo menos dezesseis pessoas que se especializaram em operacionalizar assaltos a bancos, roubos de veículos e roubos a estabelecimentos comerciais", conta o delegado

Operação Novo Cangaço prende 18 pessoas na região noroeste do estado. pic.twitter.com/hlMxjunZkR

— Polícia Civil do RS (@policiacivilrs) 29 de março de 2017

De acordo com o delegado Regional de Polícia do Interior, Delegado Fernando Sodré, a ação tem por objetivo dar uma reposta rápida à sociedade. " Realizamos uma Força Tarefa específica para elucidar esses crimes e em cerca de 45 dias conseguimos identificar e desmantelar a organização criminosa que causou verdadeiro terror na população", destaca Sodré.

As diligências prosseguem e a Polícia, a partir de agora, começa a averiguar possíveis ligações deste grupo com outros roubos a estabelecimentos bancários no estado. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Redentora, Miraguaí, Tenente Portela, Três Passos, Planalto, Cerro Grande, Carazinho, Vacaria e Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina . Participaram da ação 189 policiais civis, com apoio de 115 policiais militares e da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil.

 

Adriano Remião
Jorge Felipe 

Polícia Civil RS