Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Ouro Fácil mira organização criminosa que praticava roubo a joalherias em Passo Fundo

Publicação:

WhatsApp Image 2025 04 23 at 07 31 21 (1)
--

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco/Passo Fundo), na manhã desta quarta-feira (23) deflagrou a Operação Ouro Fácil. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, além de mandados de prisão preventiva. Seis pessoas foram presas preventivamente pelo crime de organização criminosa e uma presa em flagrante por tráfico de entorpecentes. Drogas, dinheiro e celulares foram apreendidos.

A operação foi deflagrada simultaneamente em Passo Fundo e mais três cidades da região, com a participação de 58 policiais civis. Segundo o Delegado Venicios Demartini, as investigações estão em estágio avançado e devem ser concluídas, sob sigilo, nos próximos dias.

WhatsApp Image 2025 04 23 at 07 31 21
--

As investigações revelaram que, ao longo do último ano, um grupo criminoso organizado realizou, ao menos, 12 roubos a joalherias em Passo Fundo e cidades da região. Os criminosos atuavam de forma altamente estruturada, utilizando veículos para os ataques, que eram abandonados logo após os crimes. Em seguida, um segundo carro dava suporte à fuga, retirando os autores do local. Os objetos roubados eram ocultados em residências de terceiros ligados ao grupo, para posterior revenda do ouro e de outros itens a receptadores especializados.

As apurações também apontaram que o núcleo de comando da organização criminosa estava dentro do sistema penitenciário. De lá, os líderes transmitiam ordens aos executores em campo, que contavam com o apoio de familiares usados como “laranjas” para movimentação de valores, ocultação de objetos e veículos que eram de propriedade do grupo, ou alugados por terceiros.

A ação policial contou com o apoio da 6ªDPRI, 1ªDP, 2ªDP, DHPP, Deam, DPCA, DP/Ernestina, DP/Marau, DP/Tapejara, DP/Nova Alvorada, DP/Carazinho, DP/Não-Me-Toque e DP/Victor Graeff.

 

Polícia Civil RS