Operação Sétimo Mandamento combate furto/roubo de veículos e estelionato na modalidade de fraude à seguradora
Publicação:

No início da manhã de hoje (25), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Canoas, com o apoio da Brigada Militar, deflagrou a Operação Sétimo Mandamento. O objetivo da ofensiva é combater crimes de furto e roubo de veículos, além de estelionato na modalidade de fraude à seguradora. Um homem foi preso durante a ação, que ainda resultou na apreensão de armas de fogo, munições e dinheiro em espécie.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, além de um mandado de prisão temporária, nos municípios de Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Taquara.
Segundo o Delegado Gustavo Bermudes, na residência de um dos alvos foram localizadas duas armas de fogo, espingardas nos calibres 12 e 38, sem a regular documentação, além de munições. Diante disso, um indivíduo foi preso em flagrante. “Importante salientar que as armas haviam sido furtadas nos anos de 2022 e 2024, nos municípios de Taquara e Novo Hamburgo”, relatou o Delegado Bermudes.
Ainda, na mesma residência foram encontrados cerca de 15 mil reais em espécie, além de 212 dólares, provavelmente provenientes da prática do “golpe do seguro”.
Já em outra residência, quatro menores foram encontrados sozinhos, incluindo um de apenas cinco anos de idade, sem a presença de nenhum maior, o que ensejou o acionamento do Conselho Tutelar diante da situação de abandono de incapaz. A pessoa responsável será responsabilizada pelo delito praticado. A genitora, contra a qual foi expedido mandado de prisão, encontra-se na condição de foragida.
Conforme o Diretor da 2ª DPRM/Canoas, Delegado Cristiano Reschke, o enfrentamento aos crimes patrimoniais, especialmente o furto e roubo de veículo, tornou-se permanente em atenção às diretrizes da Secretaria de Segurança Pública do RS.
A Polícia Civil salienta a importância da participação da comunidade no combate à criminalidade, disponibilizando diversos canais para o recebimento de denúncias anônimas.
Disque-Denúncia: 181
Denúncia Draco/Canoas: (51) 98608-9984
https://www.pc.rs.gov.br/faca-uma-denuncia
Instagram: @dpregionalcanoas