Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Talião é desencadeada no combate a crime de extorsão mediante sequestro

Publicação:

WhatsApp Image 2020 11 18 at 10 44 17
Operação Talião
Por Leandro Adão

Nesta Quarta-feira (18), a Polícia Civil deu cumprimento a mandados de busca e apreensão referentes a investigação de crime de extorsão mediante sequestro, ocorrido na cidade de Novo Hamburgo, em 29 de abril de 2020.

Na época do fato, um homem foi vítima de sequestro, tendo sido exigida de sua família a quantia 50 Bitcoins (à época, aproximadamente R$ 2.814.899,18 - dois milhões oitocentos e catorze mil oitocentos e noventa e nove reais e dezoito centavos) , à título de resgate, o qual não foi pago. 

O arrebatamento teria ocorrido na por volta das 8h30min, sendo que a vítima foi libertada por volta das 17h, do mesmo dia, na cidade de C
anoas. Pelo menos, 5 indivíduos teriam participado da ação. 

Durante 
as investigações, foi possível reunir indícios suficientes de participação de 3 (três) indivíduos, sendo respectivamente, um policial da ativa, outro indivíduo que atua como "trader", no mercado de investimentos, bem como outro homem, que inclusive é pai de um dos autores.

Os mandados foram cumpridos nesta data nas cidades de Canoas, Sapucaia do Sul, Porto Alegre e Campo Bom. 

As investigações apontam que a extorsão mediante sequestro se deu em represália a perda de valores que teriam sido investidos, pelos autores, em uma empresa, cuja vítima de sequestro era um dos sócios. Destaca-se que a referida empresa fora alvo de investigações pela Polícia Federal, na chamada OPERAÇÃO EGYPTO. 

A Po
lícia Civil informa que as investigações prosseguem com a finalidade de se identificar os demais autores do fato.

A ação foi realizada por agentes da 1ª Delegacia de Roubos do DEIC.

Polícia Civil RS