Operação Germanus é deflagrada com objetivo de combater organização criminosa destinada ao tráfico de drogas em Viamão

Foram cumpridas 52 cautelares, resultando na prisão de 18 investigados.

Operação Germanus 2
Os mandados judiciais foram cumpridos na cidade de Viamão, na Cadeia Pública de Porto Alegre e no Presídio de Charqueadas. - Foto: Leandro Reis - Polícia Civil

Nesta quinta-feira (10), a Polícia Civil, por intermédio da Draco Viamão, deflagrou a Operação Germanus, com o objetivo de combater organização criminosa destinada ao tráfico de drogas, responsável por 70% da venda de entorpecentes do município.

Foram cumpridos 52 cautelares, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão. As buscas foram realizadas na cidade de Viamão, na Cadeia Pública de Porto Alegre e no Presídio de Charqueadas, restando apreendidos drogas, balança de precisão e celulares. Dezoito investigados foram presos.

WhatsApp Image 2021 06 10 at 06 52 00
Foram apreendidos drogas, balança de precisão e celulares - Foto: Renata Bianchini - Polícia Civil
Além da traficância, apurou-se que os investigados praticam, entre outros crimes, tortura, porte ilegal de arma de fogo e esbulho possessório. A investigação teve início quando um traficante de menor escalão perdeu certa quantidade de drogas e foi torturado com disparos de arma de fogo e espancamento. Na mesma ocasião, uma moradora teve sua moradia tomada à força pelos traficantes que transformaram o local em ponto de venda de drogas.

A ação contou com o efetivo de 132 policiais civis, 33 viaturas e apoio aéreo do helicóptero da Polícia Civil. Maiores informações poderão ser obtidas com o Delegado Juliano Ferreira, Diretor da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana.