Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Tentáculos é desencadeada contra homicídios, tráfico de drogas e crime organizado

Publicação:

IMG 3301
10121558-img-3301.JPG
Por Leandro Adão e Fabiano Costa

Foi deflagrada, nesta quinta-feira (10), a Operação Tentáculos, no combate aos crimes de homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa em Rio Pardo.

Neste ano de 2020, o grupo investigado foi responsável por 10 homicídios, dos 21 que ocorreram na cidade de Rio Pardo, incluindo o motorista de aplicativo de Cruz Alta que desapareceu naquela cidade e foi encontrado morto no município.

As investigações tiveram início em março deste ano e já foram realizadas 06 prisões, em ações conjuntas com a Brigada Militar. Da mesma forma, já foram apreendidos 5 kg de maconha, 1 kg de cocaína e 2 kg de crack, além de R$ 5mil e 08 veículos apreendidos. Ainda, ao longo das investigações foram apreendidas 5 armas de fogo e munições do grupo.

As diligências apontaram que o líder da Organização investigada está recolhido junto ao sistema prisional, atualmente em Ijuí, comandando os crimes de tráfico e homicídios do interior da cadeia.

Até agora 56 pessoas foram identificadas participando dos crimes, com funções que variam de traficante, transportador, segurança, informante e matador.

Em uma das residências pertencentes ao grupo, ao menos 3 pessoas foram mortas, incluindo o motorista de aplicativo de Cruz Alta.

Na data de hoje, foram cumpridos 16 mandados de prisão preventiva, 03 mandados de apreensão de menores, 15 medidas cautelares e 40 mandados de busca e apreensão nas cidades de Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Ijuí, Charqueadas e Canoas.

Até o momento foram presas 19 pessoas, um menor foi apreendido e houve a preensão de drogas, celulares, dinheiro e documentos.

A Operação contou com a participação de, aproximadamente, 200 policiais civis, além de agentes prisionais do Grupo de Intervenção da Susepe e de PMs da Força Tática da Brigada Militar.

Polícia Civil RS