Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Operação Zero Sete combate organizações criminosas responsáveis por homicídios na zona sul da Capital

Publicação:

WhatsApp Image 2025 03 20 at 07 36 53
--

A Polícia Civil, por meio da 6ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa do DHPP, em conjunto com a Brigada Militar e com a Polícia Penal, deflagrou a Operação Zero Sete na manhã desta quinta-feira (20). O objetivo da ofensiva é o combate a duas organizações criminosas responsáveis por diversos homicídios ocorridos na zona sul da capital nos últimos meses. Até o momento, nove pessoas foram presas.

Foram cumpridas 38 ordens judiciais nos municípios de Porto Alegre, Alvorada e Charqueadas, sendo 17 de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão. A ação busca atingir as duas organizações criminosas conflitantes, responsabilizando criminalmente os executores e mandantes dos nove homicídios (7 de uma organização criminosa e 2 de outra) investigados, bem como suas lideranças. “Em relação aos líderes, destaca-se que um deles compõe a cúpula de uma das organizações criminosas alvo da operação, enquanto outros foram transferidos recentemente para o módulo de segurança da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, após os homicídios pelos quais são investigados”, explicou a Delegada Marcela Ehler.

O conflito teve início após alguns dos investigados saírem de uma das organizações em dezembro de 2024, e passarem a integrar a organização rival. Tal movimentação ocorreu dentro do sistema carcerário e impactou diretamente os locais objeto da disputa. Após essa troca, um dos investigados, que foi responsável por operacionalizar os ataques que vitimaram diversas pessoas inocentes, usou seus conhecimentos relacionados à geografia do local, bem como suas relações interpessoais para infiltrar pessoas de sua confiança na organização criminosa rival, a fim de garantir a eficiência dos atentados.

O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Mario Souza, reforça o compromisso no combate aos homicídios: “A operação é fruto de investigações acerca de homicídios correlacionados e ocorridos no contexto desse conflito entre as organizações criminosas, tendo iniciado no final do ano de 2024. A estratégia do Departamento de Homicídios é atuar fortemente por meio da dissuasão focada com o Protocolo das 7 Medidas de Enfrentamento aos Homicídios contra os grupos criminosos que causarem mortes”, destacou o Delegado Mario Souza.

 

 

 

 

Polícia Civil RS