Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palestra magna do Chefe de Polícia da PCRS encerra o XI Seminário da Polícia Civil

Publicação:

Capa 2 Palestra Chefe
Chefe Fábio destacou os esforços para a redução dos indicadores de criminalidade no RS - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

O sexto e último painel do XI Seminário da Polícia Civil ocorreu na manhã desta sexta-feira (18). Com o tema A investigação na Dark Web, a apresentação ficou a cargo do agente federal Diego Mello, adido do FBI em Contraterrorismo. A atividade foi mediada pela delegada Elisângela Melo Reghelin, diretora da Academia de Polícia (Acadepol) da PCRS.

O evento, que contou com mais de 400 policiais, ocupou o Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e encerrou-se com a Palestra Magna do Chefe de Polícia, Delegado Fábio Motta Lopes. Em sua fala, Chefe Fábio abordou os esforços para a redução dos indicadores criminais no Estado, destacando a importância do trabalho integrado entre as Forças de Segurança para êxito no combate à criminalidade.

O XI Seminário da Polícia Civil é uma realização da Chefia de Polícia Civil, com apoio da Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP). O patrocínio é do Banrisul, Saúde PAS, Servicoop, Associação dos Comissários de Polícia do RS (ACP), Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia (Ugeirm), Sindicato dos Policiais do RS (Sinpol-RS), Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), Cognyte, Dígitro, Kenta, TechBiz Forense Digital, Gran Legado Vinhos e Espumantes, SUD Cervejaria Artesanal e Cellebrite.

WhatsApp Image 2022 11 18 at 10 53 37
Agente do FBI Diego Mello abordou a investigação na Dark Web - Foto: Raquel Hoefel/PCRS

Palestrantes do dia

Agente Federal Diego Mello

Agente Especial lotado no FBI, atualmente atua no Escritório de Contraterrorismo, em Brasília. Mello já atuou na Unidade Especializada de Alta Tecnologia de Combate ao Crime Organizado e foi um dos gestores responsáveis pela equipe de investigação criminal da Joint Criminal and Opioid Darknet. Possui, pelo menos, três anos dedicados em investigação em crime organizado de natureza transnacional e, aproximadamente, cinco anos de experiência trabalhando em investigação envolvendo crimes cibernéticos e segurança nacional.

Delegado de Polícia Fábio Motta Lopes

Chefe de Polícia na PCRS desde abril de 2022, o Delegado Fábio Motta Lopes tem 46 anos e possui 23 anos de experiência dentro da Instituição. Iniciou a carreira como titular da 2ª DP de Uruguaiana (1999-2000). Também atuou como titular em seis Delegacias de Polícia da Capital, incluindo duas do Departamento Estadual de Investigações Criminais, e na 1ª Delegacia de Polícia de Viamão. Foi diretor da Divisão de Planejamento e Coordenação; secretário-executivo do Fundo Especial de Segurança Pública, na SSP; diretor da Divisão de Ensino da Academia de Polícia Civil; diretor do extinto Departamento de Gestão do Conhecimento para a Prevenção e a Repressão à Corrupção da SSP; chefe do Serviço de Assessoramento Especial da Corregedoria-Geral de Polícia; chefe de gabinete da Polícia Civil; membro do Conselho Superior de Polícia; diretor do Departamento de Polícia Metropolitana e Subchefe de Polícia. Delegado Fábio é mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade Luterana do Brasil; especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Ulbra; professor de Direito Penal e Direito Processual Penal na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Academia de Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Polícia Civil RS