Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Palestra magna do Chefe de Polícia encerra o XII Seminário da Polícia Civil

Chefe ministrou painel sobre racismo estrutural e letramento racial no âmbito da segurança pública

Publicação:

-
- - Foto: PCRS

O último dia do XII Seminário Estadual da Polícia Civil encerrou-se com palestra magna do Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira. Com o tema “Racismo Estrutural e a importância do Letramento Racial para as Instituições de Segurança Pública”, o painel seguiu-se à programação da manhã desta sexta-feira (17) e foi mediado pelo Subchefe de Polícia, Delegado Heraldo Chaves Guerreiro.

Em sua fala, o Chefe abordou os conceitos de Preconceito, Discriminação e Racismo, os diferentes níveis do racismo, Letramento Racial, Seletividade Penal, entre outras concepções. Além disso, ressaltou questões históricas e contextos político-sociais estruturantes da sociedade brasileira, constituída em função de mais de 350 anos de escravidão da população negra.

O XII Seminário Estadual da Polícia Civil contou com a participação de mais de 400 policiais reunidos no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Foram apresentados onze painéis em dois dias de evento, com temáticas de relevância ao trabalho policial, como tecnologia, inteligência artificial, diversidade, racismo estrutural, antissemitismo, entre outros.

O evento é uma realização da Chefia de Polícia Civil, Divisão de Comunicação Social, Academia de Polícia Civil e conta com o patrocínio de: Banrisul; Detran RS; Saúde Pas Medicina e Odonto; Servicoop; Farsul; UGEIRM; Sinpol/RS; ACP/RS; Wecom; Dígitro; Kenta; Gran Legado Vinhos e Espumantes; Glock; Techbiz; Cellebrite; Inspect; Cognyte; ABX Telecom; e realização da Associação dos Comissário de Polícia do estado do Rio Grande do Sul.

Polícia Civil RS