Papo de Responsa promove conscientização de jovens durante a Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas
Publicação:

Em alusão à Semana Estadual de Combate e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, a Polícia Civil, por meio da equipe Papo de Responsa realizou palestras, nesta terça-feira (27/06), nas cidades de Jaguari e Santa Maria.
Em Jaguari, cidade integrante da 21ª Região Policial, foram ministradas palestras para aproximadamente 210 alunos do 6° ao 9° anos (manhã e tarde) da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, em Jaguari.

Os agentes Inspetores de Polícia Fagner Ambrós (DP de Mata), Thiago Antochevis (DP de Jaguari) e a Escrivã de Polícia Manoela Tambara (DP de Jaguari) trataram de assuntos como violência, perigos da internet, além da prevenção ao uso indevido de drogas.
Em Santa Maria o Papo de Responsa foi realizado no Colégio Nossa Senhora de Fátima e na Escola Medianeira
A equipe do Papo de Responsa, da 3a Região Policial, esteve pela primeira vez no Colégio Nossa Senhora de Fátima, de Santa Maria - RS, para realizar atividades preventivas com os discentes da instituição de ensino.
Na oportunidade, o policial Lenon Goulart dialogou com aproximadamente 230 alunos das turmas de 1º a 3º ano do ensino médio, propondo reflexões a respeito do uso indevido de drogas, ressaltando a importância da rede de apoio e dos afetos na construção das subjetividades. Com isso, frisou-se a imprescindibilidade do pensamento crítico para pensar realidades e contextos, para então fazer escolhas.

Trata-se da primeira ação da equipe na instituição de ensino, cujo resultado foi avaliado pela escola como bastante positivo, na medida em que contou com expressiva participação dos alunos, que formularam perguntas e compartilharam experiências/falas, auxiliando na construção de um importante momento de troca. A intervenção se soma a diversas outras que estão ocorrendo em várias escolas de diversas cidades da região central do RS em alusão à Semana Estadual de Combate ao Uso Indevido de Drogas.

Na Escola Medianeira, o policial Lenon Goulart conversou com aproximadamente 240 alunos das turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental, abordando o tema do uso indevido de drogas, e perpassando por questões relacionadas ao respeito em prol da construção de uma cultura de paz. Durante e após a conversa, os discentes puderam elaborar perguntas e questionamentos sobre a temática, permitindo o pensar crítico a respeito dos temas.