Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil apreende 400kg de carnes impróprias em Santo Ângelo

Publicação:

.
Dois estabelecimentos comerciais foram fiscalizados.

Nesta sexta-feira (14/11), a Polícia Civil, através da Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Santo Ângelo, apreendeu mais de 400kg de carne em Santo Ângelo. A ação foi integrada com a Patrulha Rural da Brigada Militar e a Vigilância Sanitária do município, tendo como objetivo prevenir e coibir a comercialização de carnes oriundas de atividades ilícitas, especialmente o abigeato, no município.

A ação fiscalizou dois estabelecimentos comerciais suspeitos de comercializarem carnes oriundas de abigeato. Em ambos os locais, as equipes constataram irregularidades sanitárias e a ausência total de comprovação de procedência das carnes, reforçando os indícios de que são provenientes de abigeatos. O resultado foi a apreensão de aproximadamente 400 kg de carnes impróprias para consumo humano. Seguindo as normas sanitárias vigentes, todo o material apreendido foi imediatamente destinado ao descarte.

Os responsáveis pelos estabelecimentos foram autuados em flagrante pela prática do crime previsto no artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.147/1990, sobre a comercialização de produtos sem condições de consumo ou em desacordo com a legislação sanitária.

.
.



As instituições envolvidas — Decrab, Brigada Militar e Vigilância Sanitária — reforçam o compromisso de manter a segurança alimentar e o combate ao crime organizado na cadeia produtiva.

Ações integradas de fiscalização e vigilância seguirão ocorrendo de forma contínua no município, com o objetivo de reprimir o comércio irregular de carnes e, principalmente, prevenir o crime de abigeato, que alimenta diretamente esse tipo de atividade ilícita.

Polícia Civil RS