Polícia Civil assina protocolo de intenções com o Instituto Dunga e a Prefeitura de Porto Alegre
Publicação:

Na tarde desta terça-feira (29), a Polícia Civil, o Instituto Dunga/Seleção do Bem 8 (Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão) e a Prefeitura de Porto Alegre assinaram um protocolo de intenções para a reforma do prédio da antiga Junta Militar de Porto Alegre, que será destinado à futura Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam/DPGV).
A assinatura do documento ocorreu na sede da Chefia de Polícia e contou com a presença do Chefe de Polícia, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira; do secretário municipal de Administração e Patrimônio, Cassiá Carpes; e do presidente do Instituto Dunga/Seleção do Bem 8 (Instituto Dunga de Desenvolvimento do Cidadão), capitão do tetra Dunga.
O imóvel está localizado na rua Freitas e Castro, nº 850, bairro Santana, em Porto Alegre, em uma via lateral ao Palácio da Polícia. Ele foi cedido pelo município à Polícia Civil para a instalação da nova Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento à Mulher. A reforma necessária para a implantação e funcionamento do órgão será custeada integralmente pelo Instituto Dunga/Seleção Bem 8. O layout e o projeto básico da nova delegacia foram elaborados pela Divisão de Serviços Gerais da Polícia Civil, que acompanhará a execução da obra.
O Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, agradeceu ao Instituto Dunga e a Prefeitura de Porto Alegre e salientou a importância da iniciativa: “Quero agradecer muito. Esse movimento me deixa emocionado, porque dá a certeza que nosso esforço diário mostra que estamos no caminho certo, pois se agregam a nós, nesse momento, pessoas que visam emprestar suas figuras públicas de relevância para que possamos construir algo coletivo e que atenda as necessidades das mulheres vítimas de violência em Porto Alegre. Não tenho dúvidas que esse momento é extremamente relevante e só me resta agradecer. Agradecer ao apoio da Seleção do Bem 8, do Instituto Dunga, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e individualmente às pessoas que construíram essa nossa solução maravilhosa. Com essa obra, poderemos entregar para a comunidade de Porto Alegre um plantão centralizado das nossas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher a altura do que a gente quer”.
Em sua fala, Dunga destacou a importância de uma estrutura adequada para oferecer um bom atendimento às mulheres vítimas de violência: “vivemos um momento delicado com a questão da violência contra a mulher, por isso, nós (do Instituto Dunga) achamos por bem dar um primeiro passo, porque dizer aquilo que está errado tem muita gente falando, mas poucos fazendo aquilo que tem que ser feito. Então, a Delegacia da Mulher, assim como a Polícia Civil, precisa ter aparelhos adequados para atender da melhor maneira possível. E este é um primeiro passo para darmos uma estrutura e termos um melhor atendimento”.
O Secretário Cassiá também destacou a relevância da iniciativa: “O Dunga, nosso ‘Capitão do Tetra’, faz um trabalho maravilhoso e nós, ao entrarmos nessa corrente, queremos dizer que não seja a primeira vez. O prefeito nos diz para usar esses espaços para fazer recurso para a prefeitura e aos porto-alegrenses, mas principalmente para as entidades que prestam esse serviço maravilhoso no dia-a-dia, em especial nessa área de proteção à mulher. As mulheres conquistaram o seu espaço, mas tem gente que ainda não entendeu. Por isso, iniciativas como essa são importantes para melhorar o atendimento à nossa comunidade”.
Participaram da cerimônia o Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré; o Presidente do Instituto Dunga/Seleção do Bem 8, capitão do tetra Dunga; o Secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, Cassiá Carpes; o secretário-adjunto de Administração e Patrimônio, Artur Eduardo Alfaro; a chefe de gabinete da vice-prefeita de Porto Alegre, Simone Vitt Fuhrmeister, além de outras autoridades e convidados.