Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil comemora 171 anos com semana de eventos

Publicação:

20121203110839-cod20809.jpg
Cartaz do Seminário - Foto: Polícia Civil RS

O Seminário Estadual da Polícia Civil: A instituição em Preto e Branco fechará a semana de comemorações

 

 

A Polícia Civil celebra nesta segunda-feira (03/12) 171 anos de existência. A data deverá ser comemorada durante uma semana com vários eventos. O encerramento deverá ocorrer com o "Seminário Estadual da Polícia Civil, A Instituição em Preto e Branco, na quinta-feira (06/12) e sexta-feira (07/12).

A data foi oficializada pelo artigo 6º da Lei 10.994 de 1997 em homenagem a Lei Imperial nº 261, de 03 de dezembro de 1841, assinada pelo Imperador Dom Pedro II que marca a criação da Polícia Civis das Províncias. A Lei 10.994 também oficializou como patrono do órgão, Plínio Brasil Milano. Na época foram determinados os cargos de Chefe de Polícia, Delegado de Polícia e Subdelegado de Polícia, além do cargo de "Inspetor de Quarteirão", regulamentado em 31/01/1842. A instituição foi se adaptando e se modernizando e em 20.12.1970 formou a 1ª turma de agentes policiais femininas e em 04.08.1987 a primeira de delegadas, com três integrantes. Atualmente todos os cargos da Polícia Civil (Delegados, Comissários, Inspetores e Escrivães) têm como requisito o nível superior.

As comemorações iniciam com uma homenagem aos servidores policiais, agentes e delegados, que completaram 20 e 30 anos de serviço policial. É a entrega da Medalha Plínio Brasil Milano, que ocorre nesta segunda-feira (03/12), às 14 horas no Auditório do Palácio da Polícia, Cícero do Amaral Vianna, no 1º Andar, na Avenida João Pessoa, 2050.
Na terça-feira (04/12), às 11 horas, no mesmo local, será feita a entrega da Medalha Tiradentes. A homenagem é outorgada pelo Chefe de Polícia após aprovação do Conselho Superior de Polícia a pessoas ou instituições que contribuíram com a Polícia Civil no cenário Estadual. Na mesma data, também no Auditório do Palácio da Polícia, às 15 horas, será entregue o Diploma Integração Polícia Civil - Comunidade. O Diploma é conferido a pessoas ou instituições que contribuíram com a Polícia em suas diversas localidades de atuação.
As comemorações encerram com o Seminário Estadual da Polícia Civil: A instituição em Preto e Branco. O evento ocorre nos dias 06 e 07, no Novotel, localizado na Rua Soledade, 575, bairro Três Figueiras, na Capital. O Seminário - que pretende definir os novos rumos da Instituição - contará com mais de 300 policiais, que debaterão temas inerentes à atividade. Temas como a profissionalização do ensino policial, as reformas legislativas do Código Penal e Código de Processo Penal, a investigação policial e o direito à informação, e o papel da Polícia Civil nos territórios da paz, serão discutidos com a presença de palestrantes renomados do cenário político e jurídico estadual e nacional. O encontro - que marca o fim das comemorações alusivas ao aniversário da Polícia Civil - já está com as inscrições esgotadas.

Fonte: Serviço de Relações Públicas / Chefia de Polícia
Cecy Quadros Raicik
Reg. Prof. 6211







Polícia Civil RS