Polícia Civil cumpre mandados para apurar uso indevido de senha de acesso ao sistema Consultas Integradas

Nesta terça-feira (29), a Polícia Civil, através da Corregedoria-Geral de Polícia (Cogepol), cumpriu três mandados de busca e apreensão e três mandados de condução coercitiva para apurar uso indevido de senha de acesso ao sistema Consultas Integradas por dois policiais civis. A ação contou com apoio de agentes e delegado da DEAT/Deic.

As informações sobre o caso surgiram inicialmente por parte do Ministério Público do Trabalho (MPT) no sentido de que uma determinada empresa de segurança privada sediada em Porto Alegre estaria utilizando-se de informações restritas do Consultas Integradas para subsidiar a seleção e contratação de seus funcionários, sendo posteriormente elaborado um Relatório Técnico pelo Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) da Polícia Civil, que embasou formalmente o início das investigações criminais pela Delegacia de Feitos Especiais.

Dadps colhidos no curso do procedimento policial apontaram o "login" de dois servidores de uma Delegacia de Polícia em Porto Alegre como os responsáveis por tais consultas indevidas, inclusive durante o horário de expediente. Durante o período de 25 de abril a 27 de junho 2017 foram pesquisados e repassados (entre um dos servidores policiais invetigados e a empresa) um total de 967 nomes de candidatos às vagas de emprego.

Fonte: Cogepol
Alex Torrealba