Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Cineasta no combate ao tráfico de drogas em Viamão e região metropolitana

Publicação:

WhatsApp Image 2025 12 10 at 07 53 20
--

A Polícia Civil, por meio da 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (4ªDIN/Denarc), deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Cineasta. A ação tem o objetivo de combater um grupo criminoso voltado ao tráfico de drogas e à desarticulação de núcleos voltados à tele-entrega e distribuição dos entorpecentes em Viamão e região metropolitana.

WhatsApp Image 2025 12 10 at 07 52 52
--

Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão, com foco em interromper a cadeia de distribuição, apreender entorpecentes e instrumentos do crime, além de coletar novos elementos que subsidiem o inquérito policial. Os seis indivíduos foram localizados e presos preventivamente.

Segundo a Delegada Ana Flávia leite, a investigação iniciou após a apreensão de cinco quilos de maconha no bairro Tarumã, na cidade de Viamão. Durante as diligências iniciais, a equipe policial observou a aproximação de um motociclista que circulou diversas vezes em frente ao local e passou a filmar a ação dos agentes. Abordado, relatou que teria sido solicitado por terceiro para registrar a movimentação policial.

Nesse contexto, o nome da operação policial, Operação Cineasta, faz referência à atuação deste investigado que, na condição de olheiro do tráfico, foi flagrado filmando a atuação do Denarc durante diligências iniciais, com o objetivo de monitorar a ação policial e repassar informações ao grupo criminoso.

A investigação subsequente identificou um grupo estruturado para comercialização de drogas (tele-entrega de entorpecentes) com utilização de entregadores, comunicação via aplicativos e controle financeiro por registros digitais, configurando atuação estável e contínua voltada ao abastecimento do comércio ilícito local. O material probatório reúne extrações telemáticas que evidenciam organização operacional do grupo criminoso.

Conforme a Delegada Ana Flávia, os presos responderão pelos crimes de tráfico de drogas (art. 33) e associação para o tráfico (art. 35), da Lei 11.343/06, sem prejuízo de responsabilizações adicionais conforme evolução da investigação.

Disque-Denúncia do Denarc: 08000 518 518

Polícia Civil RS