Polícia Civil deflagra Operação Dominus contra organização criminosa em Santa Maria

WhatsApp Image 2021 06 11 at 07 42 48 (11)
Operação Dominus

Na manhã desta sexta-feira (11) a Polícia Civil deflagrou a Operação Dominus, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa de Santa Maria e região central do Estado, com ligação a uma facção do Vale dos Sinos. Foram seis meses de investigação e os crimes investigados são organização criminosa, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, financiamento do tráfico, roubo, furto, posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e restrito, além de corrupção de menor.

Na ação de hoje o objetivo foi prender os principais líderes do grupo criminoso, bem como seus principais aliados e operadores financeiros. Por essa razão o nome da Operação Dominus (mestre, senhor). Aproximadamente 200 policiais cumpriram 48 mandados de prisão temporária, 28 mandados de busca e apreensão, 11 bloqueios de contas bancárias nas cidades de Santa Maria, Mata e Dilermando de Aguiar.

WhatsApp Image 2021 06 11 at 07 45 35
Operação Dominus

Foram 43 prisões realizadas hoje, além das 10 prisões efetuadas ao longo da investigação. Dentre os presos, está a principal liderança do grupo criminoso. A operação ainda teve como meta atingir a organização financeiramente, com bloqueio e sequestro de bens e valores. Hoje foram apreendidas armas, munições, drogas, balança de precisão, celulares, veículos e documentos bancários.

WhatsApp Image 2021 06 11 at 07 42 48 (3)
Operação Dominus

Durante o período de investigação, iniciada em dezembro de 2020, 10 pessoas foram presas por tráfico e associação para o tráfico de drogas, uma adolescente foi apreendida em flagrante três vezes por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ainda neste período foram apreendidas 16 armas, mais de 500 munições de diversos calibres, drogas (maconha, cocaína e crack), um veículo e quase 10 mil reais em dinheiro. Também houve 20 representações de interceptação telefônica, 8 quebras de sigilo telefônicos/dados telemáticos e 4 quebras de sigilo bancário. Na data de ontem foram cumpridos 2 mandados de busca e apreensão em 28 celas em estabelecimento prisional de Santa Maria.

A operação teve o apoio da Base Aérea de Santa Maria, PRF, SUSEPE, Prefeitura de Santa Maria e IGP. Maiores informações podem ser verificadas com a Draco/Santa Maria, delegada Alessandra Padula.