Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil deflagra Operação Ortal e prende cinco pessoas em Alegrete

Publicação:

.
Operação Ortal.

Na manhã desta terça-feira (22/07), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Alegrete, coordenada pela Delegada Fernanda Mendonça, deflagrou a Operação Ortal. A ofensiva contou com o apoio de policiais civis da 2ª Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Debrab) de Alegrete e da Brigada Militar.

A ação é resultado da investigação de um latrocínio consumado ocorrido no mês passado no município de Alegrete. Foram cumpridos dois mandados de prisão temporária e três mandados de busca e apreensão.

Ao todo, cinco pessoas foram presas: duas em cumprimento de mandados de prisão temporária - sendo uma delas também autuada em flagrante por tráfico de drogas - e outras três, presas em flagrante, também por tráfico de drogas. Na residência de um dos alvos foram encontradas porções de cocaína, motivo pelo qual ele e sua companheira foram autuados por tráfico de entorpecentes. Em outros dois locais, foram apreendidos 37 kg de maconha, divididos em mais de 50 tijolos, 700 g de cocaína e 1,2 kg de crack, além de balanças de precisão, celulares e outros objetos atinentes ao comércio ilícito de drogas.

A vítima, de 81 anos, foi morta em sua casa com um golpe na cabeça. Uma das pessoas envolvidas foi presa no dia seguinte, na cidade de Manoel Viana, pela Brigada Militar. A investigação demonstrou o envolvimento direto de outros dois homens, de 25 e 32 anos, além de um possível receptador dos bens da vítima, de 31 anos, todos com vínculos com o tráfico de drogas. Diante disso, foi representado ao Poder Judiciário pela prisão temporária dos dois autores e por mandados de buscas, os quais foram deferidos e cumpridos na data de hoje.

A Delegada Fernanda Mendonça destacou a integração entre os órgãos de segurança pública e o combate permanente ao comércio ilícito de drogas pela Polícia Civil, ressaltando que esse tipo de crime desencadeia outras práticas delituosas que preocupam e assolam o município, visando sempre a diminuição dos índices de criminalidade.

.
Operação Ortal.

Polícia Civil RS