Polícia Civil deflagra Operação Unity em investigação contra crime organizado responsável por ordenar homicídios
Publicação:

Nesta quarta-feira, 05 de abril, policiais civis do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), com apoio da Brigada Militar, Polícia Penal, Susepe, Instituto Geral de Perícias (IGP) e Guarda Municipal de Novo Hamburgo, após investigações, realizaram operação policial contra o crime organizado na região metropolitana de Porto Alegre.
Os policiais civis, militares, peritos, policiais penais e guardas municipais executaram a Operação Unity, que visa cumprir mandados de busca e apreensão, prisões preventivas, temporárias e apreensão de adolescentes infratores responsáveis por homicídios na região metropolitana, além de esclarecimento e responsabilização tanto de executores quanto de mandantes de crimes de homicídios, ocorridos nas Cidades de Viamão, Novo Hamburgo, Alvorada e Gravataí.

Foram cumpridas 29 ordens judiciais, sendo 17 mandados de busca e apreensão, 08 mandados de prisão preventiva, 02 mandados de prisão temporária e 02 mandados de internação, nas cidades de Viamão, Alvorada, Gravataí, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro e Charqueadas. Ao todo, com a operação Unity, espera-se o esclarecimento de cinco inquéritos de homicídios que, somados, resultaram na morte de seis pessoas e na tentativa de homicídio de outra.
Participaram da operação 83 agentes da Polícia Cvil, 7 Delegados de Polícia, incluindo o apoio de mais de 30 policiais militares, agentes do IGP, Susepe e Guarda Municipal de Novo Hamburgo.
Ressalta-se que o mandante do delito, indivíduo com amplos antecedentes criminais, ordenou a execução, inclusive, cooptando adolescentes para prática do crime hediondo. Por tal razão, dentre os mandados da operação Unity, estão a prisão temporária do mandante do crime que é uma liderança de facção, e de outro indivíduo, bem como duas ordens de internação dos menores infratores. Até o momento, onze pessoas foram presas.