Polícia Civil deflagra Operação Consiglieri e vereador que liderava grupo criminoso é afastado do cargo

índice2
Ordens também foram cumpridas no gabinete do vereador na sede do Legislativo - Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (22), a Polícia Civil cumpriu ordens judiciais de busca e apreensão, bem como a comunicação dos afastamentos das funções públicas de um vereador de São Leopoldo, no Vale dos Sinos, e da companheira dele, que atualmente exerce cargo em entidade paraestatal. As ações foram deflagradas dentro da Operação Consiglieri, a qual comprovou a prática reiterada de delitos de concussão contra o erário municipal de São Leopoldo, por associação criminosa estável, cujo líder é o vereador investigado.

As investigações tiveram início depois que denúncias sobre o caso chegaram à Polícia Civil. Conforme o apurado, o vereador exigiria valores de servidores ocupantes de cargos comissionados, sob pena de exoneração e futura perseguição política para quem se recusasse a realizar pagamentos mensais – ato conhecido como "rachadinha”, prática antiga e corrupta, relacionada ao poder de indicação de cargos na Administração Pública. Essa é a primeira legislatura do vereador que, anteriormente, teria exercido cargo de secretário municipal.

Ainda conforme investigações, o vereador e a companheira dele recebiam mensalmente, em dinheiro, ou via transferências PIX, valores extorquidos que variavam de R$600 a R$ 2.500, a depender do cargo exercido pelo servidor em cargo em comissão e cuja indicação política teria sido do investigado. A investigação ainda constatou a evolução patrimonial abrupta do investigado a partir do ingresso dele nos cargos políticos.

Junto do investigado ainda compõe a associação criminosa indivíduos ocupando a Secretaria de Administração da Prefeitura de São Leopoldo, junto ao Serviço Municipal de Água e Esgoto, e o chefe de gabinete do vereador. Durante a investigação, apurou-se também denúncias sobre exigências de valores para liberação de alvarás junto à secretaria da prefeitura, quando, supostamente, o mesmo vereador e comparsa teriam exigido R$ 8.000,00 para liberação de alvará de funcionamento para empreendimentos comerciais.

Durante as investigações, o vereador teria tentado intimidar testemunhas, dizendo-se “poderoso”, com “amigos policiais e Delegados” e que perseguiria politicamente quem colaborasse com a instrução. A Polícia Civil também investigou um indivíduo que há 30 anos exerce cargos comissionados e funções de confiança na Administração Municipal e que é considerado por muitos como o “padrinho” político do vereador.

índice
Ordens judiciais foram executadas na manhã desta quinta-feira - Foto: Divulgação

Diante dos fatos, a Polícia Civil representou por medidas cautelares, sendo expedidas ordens judiciais de afastamento de funções públicas dos investigados, busca e apreensão, bloqueio financeiro dos investigados, no total de R$ 100.000,00; sequestro de imóvel e veículos, tudo adquirido após a exigência dos valores dos cargos em comissão.

Mais informações podem ser obtidas com o titular da Delegacia de Polícia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, Delegado Ayrton Martins Júnior.