Polícia Civil desarticula esquema de fraude em planos de saúde
Publicação:

Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio do Departamento de Repressão aos Crimes Cibernéticos e da Delegacia de Investigações Cibernéticas Especiais, deflagra Operação Carência Zero no combate a crimes de fraudes na comercialização de planos de saúde.
Ao todo, são cumpridos 25 mandados de busca e apreensão nos estados de RS, SC, PB, SP e RJ.
As investigações apontaram que a organização criminosa operava um sofisticado esquema de fraudes na comercialização de planos de saúde, falsamente representando uma conhecida operadora de saúde gaúcha.
O grupo criminoso utilizava empresas para forjar vínculos empregatícios fictícios, incluindo vítimas em planos empresariais legítimos da operadora sem qualquer relação real de emprego. Os fraudadores prometiam planos particulares com descontos irreais e ausência de carência, cobrando via PIX e boletos bancários falsos. Uma vez contratado um plano particular, os criminosos incluíam o contratante no plano corporativo de uma das empresas, como se fosse mais um colaborador da pessoa jurídica eleita para viabilizar a fraude.
Durante as investigações, relatórios de inteligência financeira apontaram que as empresas investigadas movimentaram valores superiores a R$ 287 milhões, entre as pessoas jurídicas e as físicas sem justificativa econômica. A estrutura piramidal do grupo inclui níveis de liderança estratégica, núcleo financeiro, operacional, suporte e fachadas societárias.
A Justiça determinou o sequestro de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões) de cada um dos vinte e seis investigados, o sequestro de dezessete veículos e de três imóveis.
As investigações prosseguem para identificar possíveis beneficiários adicionais e outras operadoras vítimas, reforçando o compromisso da Polícia Civil com o combate ao crime organizado cibernético e financeiro.