Polícia Civil e Brigada Militar deflagram Operação Dama da Noite em repressão ao tráfico de drogas em áreas conflagradas da Ca
Publicação:

A Polícia Civil em conjunto com a Brigada Militar, deflagrou nesta sexta-feira (30), a Operação Dama da Noite, em repressão ao tráfico de drogas em locais conflagrados da Capital. Foram cumprifos mais de 70 ordens judiciais culminando com a prisão de 14 pessoas e apreensão de armas, drogas, veículos roubados e anotações do tráfico.
A ação de iniciativa do Departamento de Investigações do Narcotráfico, por meio da 2ª DIN, em conjunto com o Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar, concentrou-se na Vila Maria da Conceição, Vila Cruzeiro, Campo da Tuca, Vila Resvalo e nos bairros Gloria, Cascata e Restinga.
A operação Dama da Noite faz alusão a cocaína “Viviane” que teria alto grau de pureza, coloração amarelada e aroma de baunilha que gerava alta rentabilidade para o tráfico de drogas levando usuários de toda capital a localidade da Vila Maria da Conceição, onde um esquema de drive-thru funcionava 24h por dia.
A investigação iniciou em 2015, através de monitoramento da atividade criminosa no local que, segundo o delegado Thiago Lacerda, após a prisão do líder conhecido por “Paulão” ou “Paulão da Conceição” em 2010, nos anos subsequentes gerentes do tráfico articularam uma espécie de “golpe de estado” se articulando com outros grupos para a tomada de poder. “Entretanto, o que se desencadeou foi um sistêmico conflito entre diversos grupos rivais pela zona estratégica de alta rentabilidade da Vila Maria da Conceição”, completou.
Nesse período, em ações pontuais, diversos suspeitos foram presos e grande quantidade de drogas foi apreendida. Somente em uma ocasião mais de 100kg de maconha foram impedidas de chegar aos pontos de tráfico através da interceptação e apreensão do entorpecente.
As investigações se expandiram para localidades como Restinga, Vila Cruzeiro, Vila Resvalo, Campo da Tuca, Cascata e Gloria principalmente pelas alianças que foram sendo construídas entre os grupos rivais que disputam o poder, razão pela qual essas zonas também foram alvos das diligências de hoje. A ação conjunta tem o escopo de unir as forças de segurança, visando a desarticulação dos grupos criminosos em resposta ao clamor da população local que há anos convive com os conflitos.
O Diretor de Investigações do Denarc, delegado Mario Souza destacou que a operação visa prejudicar de maneira considerável um esquema de tráfico de drogas que persiste nessas regiões da cidade. Souza esclarece que existem relatos de moradores que teriam sido expulsos de suas residências por conflitos entre criminosos e isso também é de relevante apuração na investigação. Por fim, enfatizou que a fase final da operação teve importante troca de informações com a inteligência do CPC/BM que propiciou o monitoramento de alvos e levantamentos de locais vinculados as organização criminosa”.
O Comando de Policiamento da Capital, representado pelo Tenente Coronel André Córdova, destacou a importância da união dos esforços da segurança pública em prol da sociedade. “Nesta hora somos uma só força, a força dos gaúchos contra o crime. Não existe local onde a BM e a PC não possam entrar no RS”, salientou Córdova. E completou: “Temos uma história de atuação integrada na segurança publica, mas esta operação integrada foi idealizada e planificada em conjunto, usando uma longa investigação da PC e a inteligência operacional da BM para subsidiar os mandados. Assim, vamos cada vez mais nos aproximando da atuação integrada com foco na proteção social”.
Mais de 500 policiais das duas instituições participaram do cumprimentos dos mandados de busca e apreensão e de prisões temporárias. A Operação Dama da Noite ainda contou com monitoramento aéreo dos helicópteros da BM e o trabalho de buscas dos cães farejadores da PC.
Larissa F. Beretta