Polícia Civil encerra Operação Planeta Atlântida 2019
Publicação:

A Polícia Civil realizou nas noites de sexta-feira (01) e sábado (02) a Operação Planeta Atlântida 2019 no litoral norte do Estado, em grande evento de música. Cerca de 200 policiais civis trabalharam nas duas noites em atividades repressivas às práticas delituosas, bem como com uma atividade preventiva e educativa. Uma pessoa foi presa em flagrante por tráfico de drogas, dentro do espaço do evento. O fato que obteve maior número de ocorrências registradas foi o furto de celular, com 206 ocorrências.
Conforme relato do delegado Roland Short, um posto da Polícia Civil foi montado na entrada do evento para atender as ocorrências do local. “No primeiro dia foram registradas 154 ocorrências policiais, sendo que a maioria delas foi de furto de aparelho celular, totalizando 111 ocorrências, apenas na primeira noite”, relatou Short. Um jovem de 18 anos também foi preso por tráfico de drogas. Ele foi flagrado com porções de maconha, 28 comprimidos de ecstasy, três óculos e mais de 500 reais em dinheiro.
Também foi realizado um trabalho preventivo pelos policiais civis da Equipe Multidisciplinar. Segundo a delegada Sonia Dall’Igna, bares e quiosques foram visitados e notificados acerca do crime de venda de bebidas alcóolicas para crianças e adolescentes. “Os estabelecimentos foram notificados e advertidos sobre a prática delituosa”, concluiu a delegada.
Já na segunda noite de evento, outras 117 ocorrências foram lavradas, sendo novamente, o furto de celular o maior índice, contando com 95 registros. O delegado Roland Short ainda enfatizou o trabalho realizado em conjunto com a Brigada Militar, que resultou na recuperação de mais de 50 aparelhos de celular. “Após prisão de uma mulher, realizada pela Brigada, diante da troca de informações entre Polícia Civil e Brigada Militar, foi possível identificar outros indivíduos do grupo criminoso que estariam atuando nos furtos, localizados na Capital”, destacou o delegado.
Diante da troca de informações entre as Instituições, a Brigada Militar prendeu outros dois indivíduos com 52 aparelhos celulares no entorno da Rodoviária de Porto Alegre. A dupla foi autuada em flagrante em Porto Alegre pelos crimes de furto qualificado pelo concurso de pessoas e por associação criminosa. O delegado Roland Short enfatiza que, as pessoas que tiveram objetos furtados ou perdidos nas noites do evento devem procurar a Delegacia de Polícia de Xangri-Lá. “Os documentos, celulares e demais objetos que foram recuperados, bem como os celulares apreendidos pela Brigada Militar, em Porto Alegre, ficarão na Delegacia de Xangri-Lá aguardando os proprietários para realização da restituição”, concluiu.
Ao todo, 323 ocorrências policiais foram lavradas durante as duas noites do evento. Cerca de 200 policiais civis da Operação Verão, do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e da Equipe Multidisciplinar da Operação Verão, participaram da grande operação, divididos em dois turnos cada dia, das 17h às 6h.
Larissa M.