Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil forma nova turma de Delegados

48ª Turma de Delegados de Polícia do RS marca o ingresso de 31 servidores na Instituição

Publicação:

índice1
Na foto, Chefe Nadine e Subchefe Fábio com os novos Delegados e Delagadas de Polícia do RS - Foto: Leandro Reis/PCRS

Na tarde desta sexta feira (10), a Polícia Civil realizou a cerimônia de formatura da 48ª Turma de Delegados de Polícia do RS. A solenidade ocorreu no teatro do prédio 40 da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, e contou com 31 formandos, que concluíram o curso de formação profissional pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), instituição referência na formação e especialização de Agentes e Delegados de Polícia.

Esta é a segunda turma de Delegados formada durante a pandemia da Covid-19, assim, o evento seguiu todos os protocolos sanitários estabelecidos, respeitando o distanciamento controlado, bem como o uso de máscaras e álcool gel. Com número reduzido de participantes, restrita aos formandos e autoridades, a cerimônia foi transmitida ao vivo pela Internet, por meio do Canal da Polícia Civil no Youtube.

Em saudação aos formandos, a Diretora-geral da Acadepol, Delegada Elisangela Melo Reghelin, destacou o papel que os novos servidores assumem junto à Polícia Civil. “Serão os senhores e as senhoras que irã conduzir de forma qualificada a investigação criminal, bem como, assumirão o papel de gestores dessa Instituição”. A Delegada Elisangela ainda parabenizou os novos Delegados e Delegadas pelo caminho percorrido até a formatura. “Caminho esse que começou ainda com suas inscrições no concurso, um certame desejado por muitos e que teve mais de 16 mil inscritos para 100 vagas”, relembra.

índice1
Solenidade ocorreu no Teatro do Prédio 40 da PUCRS, na Capital - Foto: Renata Bianchini/PCRS

Já o Subchefe da Polícia Civil, Delegado Fábio Motta Lopes, salientou as medidas tomadas pelo governo do estado para melhorar a segurança pública e parabenizou os formandos. "Agradeço ao governo pela priorização na área da segurança pública. Priorizar significa ação, e o Governador tomou medidas efetivas para tal. Agradeço a confiança em nós depositada e a todos os servidores da Academia que se envolveram no processo de graduação. Também felicito a todos por esse momento de glória alcançado. Vocês estão mais do que preparados e podem se sentir seguros em relação a suas capacidades. Embora a atividade seja cansativa, o retorno é muito gratificante".

Paraninfa da turma, a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor, pontuou que ser Delegado de Polícia é, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade valiosa. “Todos os dias, vocês serão desafiados: pela sociedade, que clama por justiça social e repressão ao crime e à violência; pelos superiores de vocês, a quem deverão informar e demonstrar seu trabalho, cumprindo metas, resolvendo problemas nas delegacias e inovando; pela imprensa que cobra rapidez na elucidação de delitos; pelos colegas que ombrearão ao lado de vocês para que apontem os rumos de uma investigação criminal; e pelos seus familiares a quem precisarão justificar as ausências que serão constantes”, discursou

índice2
Comemoração de quem venceu num dos concursos mais concorridos do estado - foram 16 mil inscritos para o certame - Foto: Leandro Reis/PCRS

Em seu discurso, o Vice-governador e Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Delegado Ranolfo Vieira Júnior,parabenizou os formandos pela conclusão do curso e destacou o momento de celebração e o compromisso de assumir o cargo de Delegado. "Este é o momento de comemorar essa conquista. Ser policial não é uma atividade comum do serviço público. Vocês devem ter comprometimento, vocação e decisão. A partir de agora, não se preocupem mais com fins de semana e feriados, pois vocês estarão trabalhando diuturnamente. E esse é o comprometimento que a sociedade gaúcha espera de vocês. Aproveitem essa carreira, pois vocês estão ingressando na melhor Polícia Civil deste país, e estão iniciando durante um governo que prioriza a área da Segurança Pública".

Em mensagem por vídeo, o Governador Eduardo Leite falou sobre a importância do cargo de Delegado de Polícia. "Como patrono da turma, quero agradecer por terem escolhido a missão da segurança pública. Não é fácil a tarefa de servir ao povo, e a atribuição de servir na Polícia Civil é mais difícil ainda. Peço que exerçam essa atividade com compaixão, pois não podemos perder a sensibilidade, a razão e o motivo pelos quais escolhemos o serviço público. Tenho a convicção de que estão preparados para assumir como Delegados. Muito obrigado por acreditarem no Rio Grande do Sul e contem comigo como parceiro nesta luta contra o crime".

índice1
Governador Eduardo Leite parabenizou formandos em mensagem por vídeo - Foto: Renata Bianchini/PCRS

A cerimônia de formatura marca o encerramento do curso de formação profissional, última etapa do concurso público para ingresso nos cargos da carreira da Polícia Civil. Os novos Delegados reforçarão os quadros de servidores da Instituição, com foco na missão de “servir e proteger".

Segunda turma formada com aprovados no concurso realizado em 2018, a convocação dos alunos ocorreu em fevereiro deste ano e o curso de formação teve início no mês de março. Foram 855 horas/aulas, entre disciplinas teóricas e práticas, a fim de desenvolver e aprimorar as competências necessárias ao cargo, especialmente nas áreas de investigação criminal, elaboração de inquérito policial, utilização de novas tecnologias, estágio profissional, preparação na área de gestão e treinamento físico, defesa pessoal, técnicas de operações policiais e tiro.

Na turma de 31 novos Delegados de Polícia, 22 são homens e 9 são mulheres, com idades entre 26 e 43 anos. Do total, 16 são do Rio Grande do Sul, 4 de Alagoas, 2 de Minas Gerais, 2 do Paraná, 2 de Santa Catarina, 1 do Acre, 1 do Mato Grosso do sul, 1 do Pará, 1 do Rio de Janeiro e 1 São Paulo.

O ingresso desses novos servidores na Polícia Civil gaúcha dá continuidade ao cronograma de chamamento apresentado pelo governo estadual a fim de assegurar a reposição planejada de efetivo nas instituições de Segurança Pública, no escopo do Programa RS Seguro.

Comentários

Polícia Civil RS