Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil gaúcha dá continuidade à campanha de prevenção nas Escolas

Publicação:

20110727135640-cod14867.jpg
Ação da Dipe - Foto: Polícia Civil RS

O Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), da Polícia Civil, preocupado com os índices de violência originados do comércio e uso de drogas no entorno das Escolas, participou de treinamento para professores realizada numa das mais importantes escolas públicas estaduais, o Colégio Estadual Paula Soares.

Convidada pelo Diretor-Geral, professor Luiz dos Santos Diefenthaeler, compareceu a Diretora da DIPE, Delegada Sônia Maria Dall'Igna, na Rua General Auto, para desenvolver capacitação de prevenção às drogas a um seleto número de professores, na tarde do dia 21 de julho último. Importante passo para criar o espírito de prevenção, foram elencadas as drogas mais presentes em nossa sociedade, suas composições e seus malefícios.

Inúmeros foram os questionamentos, demonstrando o interesse da categoria pelo assunto, diante do quadro que se apresenta no cotidiano, já que a Escola enfrenta problemas relativos às drogas, fora e dentro de seus portões.

Na ocasião, foi veiculado o número DISQUE-DENARC, 0800 518 518, com o alerta de que todos nós somos responsáveis no sentido de colaboramos com os trabalhos policiais, informando através do telefone, quais as suspeitas que cada um tem diante de comportamentos que levem a uma interpretação de traficância ou de uso de entorpecentes.

Ao final foi noticiado o projeto "ANJOS DA LEI" que poderá ser acionado para casos concretos de traficância no entorno da Escola.

A Escola de 1º e 2º Graus Paula Soares é resultante da unificação do Grupo Escolar Paula Soares e do Colégio Estadual PIO XII, criado em 1927, com o nome de Escola Elementar Paula Soares. Em 1955 passou a ser o Ginásio Estadual Feminino Paula Soares, que foi desmembrado do Grupo Escolar e o ginásio passou a denominar-se Ginásio Estadual Pio XII. Em 1962, alterou a denominação para Colégio Estadual Pio XII, funcionando no mesmo prédio do grupo escolar durante 25 anos. Em 1981 as duas escolas foram unificadas, oferecendo no segundo grau habilitações de Auxiliar de Patologia Clínica, em convênio com a Fundação Faculdade Católica de Medicina, e Auxiliar de Contabilidade e Escritório, em convênio com o SENAC. A escola mantinha convênios com o Centro Interescolar Evarista Flores da Cunha, onde os alunos da 7ª e 8ª séries recebiam aulas de técnicas agrícolas, comerciais, domésticas e industriais, e com a Aliança Francesa, onde os alunos assistiam aulas de língua francesa. Em 2000 passou a se chamar Colégio Estadual Paula Soares.

O Denarc recebe denúncias através do número 0800 518 518 e no endereço eletrônico denarc-denuncia@pc.rs.gov.br.

Fonte: Sala de Imprensa Denarc

Maurício

Arquivos anexos

Polícia Civil RS