Polícia Civil inaugura delegacia de repressão a roubos em transporte coletivo

coletivos
28182829-coletivos.jpg

A Polícia Civil inaugurou na tarde desta quinta-feira (28/03) a Delegacia de Polícia Especializada de Repressão a Roubos em Transporte Coletivo– DRTC.  O embrião da nova especializada se deu por meio de uma força-tarefa criada em 7 de março de 2016, do Departamento de Polícia Metropolitana, com objetivo de investigar os crimes praticados contra empresas e passageiros do transporte coletivo de Porto Alegre.

A ideia basicamente era diminuir os índices das ocorrências criminais. Inicialmente uma equipe de dois delegados de polícia e oito agentes policiais foram designados para colocar em prática o plano de ação. Em maio de 2018,  a equipe da força-tarefa teve uma redução do seu número de integrantes, passando a contar com o trabalho de um delegado de polícia e seis agentes policiais. Mesmo assim, no período de maio até dezembro, foram realizadas mais 45 prisões.

Em 25 de setembro de 2018, através do Decreto Estadual nº. 54.238, foi criada a DRTC, vinculada à Delegacia de Policia Regional de Porto Alegre do Departamento de Polícia Metropolitana, com sede e circunscrição no Município de Porto Alegre. Em cerca de três anos de atuação, os resultados foram muito expressivos, tanto na diminuição da incidência dos crimes de roubo, quanto em prisões efetuadas pela força-tarefa, hoje DRTC.

Soma-se desde o início da atividade, mais de 1078 procedimentos policiais remetidos ao Poder Judiciário e 913 representações de prisões (preventivas e temporárias), sendo mais de 250 indivíduos presos pela prática de roubos ao transporte coletivo. Destaca-se que a DRCT conta com a atuação do Delegado de Polícia Daniel Mendelski Ribeiro como titular e sete agentes policiais, que se dedicam diariamente para continuar combatendo o roubo a transporte coletivo em toda a capital gaúcha.

Estiveram presentes no evento a Chefe de Polícia, Delegada de Polícia Nadine Tagliari Farias Anflor, o Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, a Diretora do Departamento de Polícia Metropolitana Delegada de Polícia Adriana Regina da Costa, além de diversas autoridades e representantes das empresas de transporte de Porto Alegre.