Polícia Civil inaugura dois bancos vermelhos em Deams de Porto Alegre
Desde 2024, as cidades brasileiras passaram a instalá-los em espaços públicos como um memorial contra a violência de gênero
Publicação:

Nesta terça-feira (26/08), a Polícia Civil inaugurou dois bancos vermelhos em delegacias de Porto Alegre, um no plantão da 1ª Deam e o outro na 2ª Deam. O evento contou com a presença da subchefe da Polícia Civil, Delegada Adriana Regina da Costa; da Diretora do DPGV, Delegada Tatiana Barreira Bastos; da Diretora da Dipam (Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher), Waleska Aline Viana de Alvarenga; a titular da 2ª Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Delegada Fernanda Campos Hablich; e a chefe de gabinete, Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues.

O banco vermelho é um memorial que carrega a mensagem de conscientização e alerta sobre os feminicídios e a necessidade de mobilização permanente da sociedade na luta contra a violência de gênero.
Desde o ano passado (2024), com a Lei 14.942/2024, as cidades brasileiras passaram a instalar bancos vermelhos em espaços públicos, como uma das ações do Agosto Lilás, e provocar a sociedade a refletir sobre a necessidade da prevenção.
Além da cor representativa, neste símbolo de luta contra a violência de gênero constam frases que buscam estimular a reflexão sobre o tema, além de contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher (180) para eventual denúncia e suporte à vítima.
