Polícia Civil inaugura Galeria de Diretores do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa
História
Publicação:

Na tarde desta quarta-feira (30), o Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) realizou a solenidade de inauguração da Galeria de Diretores do Departamento. Estiveram presentes na cerimônia a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Tagliari Farias Anflor; a atual Diretora do Departamento, Delegada Vanessa Pitrez; Diretores de Departamentos da Polícia Civil e Delegados, além da presença dos ex-diretores homenageados: Delegado Odival de Souza Soares, que comandou o Departamento de fevereiro de 2013 a janeiro de 2015; e o Delegado Paulo Rogério Lemmertz Grillo, que teve a sua gestão de março de 2016 a janeiro de 2019.
O Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) foi criado no dia 17 de dezembro de 2013 por meio do Decreto n° 51.037/2013. Inicialmente foi estruturado em 6 delegacias especializadas, exclusivamente, na Capital. Contudo, hoje as delegacias da Região Metropolitana também integram o Departamento, sendo elas localizados nos municípios de Alvorada, Gravataí, Viamão, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. "Apesar do Departamento ser novo, com apenas 8 anos de existência, cresceu e se aprimorou, especialmente no que se refere à investigação qualificada em homicídio e no incremento das atividades de inteligência policial, demonstrando resultados efetivos tanto na elucidação como na redução dos crimes de homicídio em sua área de abrangência. Tal evolução só se faz possível por meio do trabalho contínuo e agregado dos homens e mulheres que labutam no departamento", cita a atual Diretora do DHPP, Delegada Vanessa Pitrez.
A Chefe de Polícia agradeceu a Diretora Vanessa por concretizar a galeria, eternizando a história da instituição e do Departamento com os dois ex-diretores que são figuras fundamentais e que representam toda a composição de agentes e Delegados daquela época. "Resgatar o passado é respeitar a história da Polícia Civil, e isso também significa pensar para frente e romper obstáculos, como trazer as delegacias da Região Metropolitana para o Departamento, algo que seria inovador e que, até então, não sabíamos se funcionaria. Foi com a insistência da Diretora Vanessa Pitrez, contudo, que tocamos o projeto para frente. Hoje, quando falamos de segurança pública, o principal indicador no mundo é, justamente, os homícidios", afirmou.