Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de Capão da Canoa, no litoral norte

índice1
Nova sede da DP de Capão da Canoa está localizada no centro da cidade - Foto: Jorge Felipe/DCS
Por Carlos Vogt/PCRS
A Polícia Civil inaugurou, na manhã desta sexta-feira (11), a nova sede da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, no litoral norte do estado. Colocada em um prédio maior e recém reformado (são 1.446,58m² que já pertenceram ao foro da cidade e foram cedidos à Instituição em julho do ano passado), a DP inova ao proporcionar mais agilidade no atendimento e maior acesso da população aos serviços, uma vez que está instalada na área central – na avenida Rudá, n. 771, nas proximidades da rodoviária.
123
Autoridades prestigiaram o evento - Foto: Jorge Felipe/DCS
Com quatros pavimentos, o prédio está equipado com plantão e Cartório e Sala das Margaridas (primeiro piso); auditório (segundo piso); secretaria, cartório e gabinete (terceiro piso) e Programa Mediar, Cartório do Idoso, Cartório Amigo dos Animais e Setor de Investigação (quarto piso). O imóvel ainda conta com elevador, climatização e estacionamento para 13 vagas (uma delas PCD), além de uma área específica para carceragem - criada especialmente para abrigar o órgão. Outra novidade é que, a partir de hoje, o prédio passa a abrigar também em seu segundo piso a sede da 23a Delegacia de Polícia do Interior (DPRI), que até então estava localizada na cidade de Osório.
11
Equipe da Delegacia de Capão da Canoa ao lado da Chefe de Polícia - Foto: Jorge Felipe/DCS
Para a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor, "essa é uma tarde de festa para a equipe da Delegacia de Polícia de Capão da Canoa, porque essa inauguração é um sonho que se realiza. E essa não é apenas uma Delegacia, mas uma verdadeira central da Polícia Civil", afirma. Dentro desse espaço, segundo ela, são disponibilizados todos os programas da Instituição, sejam eles realizados através do programa da mediação, das Salas das Margaridas, do Cartório do Idoso ou do Cartório Amigo dos Animais.
12
Chefe Nadine afirmou que o momento é a realização de um sonho para a 23ª DPRI - Foto: Jorge Felipe/DCS
Já em seu discurso, o Vice-governador e Secretário da Segurança Pública do RS, Delegado Ranolfo Vieira Júnior, afirmou que a mudança da sede da 23ª DPRI para Capão da Canoa é uma questão logística, mas, especialmente, de economia, "pois em Osório (onde estava sedia a 23ª DPRI) pagávamos o aluguel do prédio, e a vinda para Capão, num imóvel próprio, significará uma economia para os cofres públicos".
Por fim, o Governador Eduardo Leite, que já havia confirmado um investimento de R$ 300 milhões na segurança pública, anunciou também mais um reforço, considerado histórico na Polícia Civil. "Estamos no processo de compra de 1,6 mil computadores e 3,2 mil monitores para equipar as nossas delegacias. Essa é a primeira grande compra que se faz para a Polícia Civil, a qual sempre recebeu equipamentos doados de outros órgãos", afirmou.
Parceiros
A instalação da Delegacia de Capão da Canoa no novo prédio, bem como da sede da 23a DPRI, só foi possível com o apoio de uma série de parceiros. São eles: presidente da Associação dos Corretores de Imóveis de Capão da Canoa (Acica), Fabrício Shaker; presidente da Associação dos Construtores de Capão da Canoa (Associc), Renan Martinello; presidente da Associação Comercial e Industrial de Capão da Canoa e Xangri-lá (Acicc), Augusto Roesler; vice-presidente do escritório regional do litoral norte do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), Alfredo Pessi Neto; presidente do Grupo de Apoio às Policias de Capão da Canoa (GAP), Márcio Aguillar; presidente do Conselho de Segurança para a Comunidade de Xangri-lá (Conseg Xangri-lá), Márcio Yazbek; Prefeito de Capão da Canoa, Amauri Magnus Germano; Prefeito de Xangri-lá, Celso Bassani Barbosa; o presidente da Câmara de Vereados de Capão da Canoa, Sérgio Oliveira; o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Litoral Norte (CRPO Litoral) da Brigada Militar, Coronel Leandro Oliveira da Luz; o diretor do foro de Capão da Canoa, Ivan Fernando de Oliveira Chaves; o Promotor de Justiça, Sávio Vaz Fagundes; o Defensor Público Regional, Márcio Lenine Arnecke Maria; e a Presidente da OAB, Rosana Brogni.