Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Polícia Civil inaugura Sala das Margaridas em Planalto

Publicação:

-
- - Foto: PCRS
Por PCRS

Na manhã desta terça-feira (09/04), foi inaugurada a Sala das Margaridas da Delegacia de Polícia de Planalto, mais um espaço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar no interior do Rio Grande do Sul.

-
- - Foto: PCRS
O enfrentamento à violência doméstica e familiar é uma das prioridades da Polícia Civil. As Salas das Margaridas são espaços reservadas para o atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar em Delegacias de Polícia que não sejam especializadas, a fim de proporcional um local mais humanizado que garanta a privacidade das vítimas para o relato das situações de violência sofridas, bem como o registro da ocorrência policial, oitivas, solicitações de Medidas Protetivas de Urgência e demais encaminhamentos da Lei Maria da Penha.

Atualmente, existem 21 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher no Rio Grande do Sul, além de Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGVs) com a atribuição para atendimento das mulheres vítimas de violência. O Programa Sala das Margaridas conta atualmente com 82 salas instaladas em delegacias por todo o Estado.

A Polícia Civil gaúcha também conta com a Delegacia Online da Mulher, que permite o registro de ocorrências de forma digital. Ademais, são empreendidas uma variedade de iniciativas, incluindo palestras, atividades pedagógicas, distribuição de panfletos e campanhas informativas, a fim de conscientizar a população sobre a questão da violência doméstica e familiar contra a mulher.

-
- - Foto: PCRS

A solenidade foi conduzida pela Delegada Aline Dequi Palma, Diretora da 14ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, com sede em Palmeira das Missões, e pelo Delegado Ercílio Raulileu Carletti, titular da Delegacia de Polícia de Planalto.

Prestigiaram o evento a Juíza de Direito da Comarca de Planalto, Dra. Marilene Parizotto Campagna; a Promotora de Justiça, Dra. Raíssa Fonseca Terena; o Defensor Público Dr. Bernardo Cardone Fossati; além da Primeira-Dama de Planalto; representante da Câmara de Vereadores; Delegado da OAB; Conselheiras Tutelares; membros da Assistência Social e Conselho da Mulher; e Sr.Ernani Acadroli, gerente da Sicredi local, cooperativa que viabilizou os recursos para a implementação do projeto.

Polícia Civil RS