Polícia Civil inaugura Sala das Margaridas em Vera Cruz

WhatsApp Image 2023 03 14 at 15 57 24
A Sala das Margaridas da DP de Vera Cruz é a 62ª unidade no RS - Foto: Briane Menezes/PCRS

A Polícia Civil inaugurou, na tarde de terça-feira (14/3), na Delegacia de Polícia de Vera Cruz, uma Sala das Margaridas, espaço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A unidade é a 62ª do Rio Grande do Sul.

Uma das principais medidas implementadas pela Polícia Civil para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, a Sala das Margaridas consiste em um ambiente separado de onde são registradas as demais ocorrências e destinado para o atendimento às vítimas e seus filhos. O objetivo é criar um local acolhedor e mais humanizado que garanta o respeito às mulheres durante o relato das situações de violência sofridas.

Além deste acolhimento, as mulheres em situação de violência podem realizar o registro da ocorrência policial, solicitações de medidas protetivas de urgência e demais encaminhamentos previstos pela Lei Maria da Penha, atendimentos esses realizados, sempre que possível, por uma policial do sexo feminino.

Participaram do evento de inauguração o Diretor do Departamento de Polícia do Interior, Delegado Nedson Ramos de Oliveira; o Delegado de Polícia Regional da 16ª DPRI-Santa Cruz do Sul, Delegado Luciano Fernandes Menezes; a Diretora da Divisão de Proteção à Mulher, Delegada Cristiane Pires Ramos; a titular da Delegacia de Polícia de Vera Cruz, Delegada Lisandra de Castro Carvalho; o Vice-prefeito de Vera Cruz, Clauderio Ferreira, entre outras autoridades.