Polícia Civil inicia festividades dos 180 anos com lançamento de selo e apresentação oficial da reforma do Palácio da Polícia

placa
Placa está afixada no hall de entrada do Palácio da Polícia, na Capital

Em evento realizado na tarde desta terça-feira (20), na Capital, a Polícia Civil gaúcha lançou o selo comemorativo dos 180 anos da PCRS. A ocasião também marcou o início das festividades de aniversário da Instituição – comemorado em 3 de dezembro – e de uma série de ações planejadas para os próximos meses. A primeira delas, também realizada hoje, foi o descerramento pela Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor, da placa de revitalização do Palácio da Polícia, a qual leva o selo dos 180 anos e está afixada no hall de entrada do prédio.

As obras, apresentadas oficialmente nesta terça-feira, incluíram a restauração das fachadas externas e do hall de entrada do primeiro e terceiro pavimentos, troca de vidros quebrados, aplicação de película solar e a instalação de novos refletores e da iluminação da fachada principal do palácio, além da pintura interna das salas. O projeto, iniciado em janeiro de 2019 e concluído em fevereiro deste ano, exigiu o investimento de recursos próprios no montante de R$ 459 mil e foi executado pela Assessoria de Engenharia da Divisão de Serviços Gerais, do Departamento de Administração Policial (DAP). Ainda esse ano deve ocorrer o início da pintura das paredes internas do prédio, do telhado e da calçada.

Para Chefe Nadine, os 180 anos denotam um novo marco para a Instituição, que vive um dos maiores desafios de sua história recente, o de não parar em meio à pandemia e o de inovar serviços policiais para que a população não fique desassistida. "Não ter parado não significa que não houve mudanças, mas que cada novo passo em meio a essa crise sanitária foi planejado meticulosamente para manter nossos cidadãos protegidos da doença e da criminalidade", pontua a Chefe de Polícia.

O Selo

Desenvolvido voluntariamente pelo publicitário Zeca Honorato, o selo comemorativo marca 180 anos de muita bravura e conquistas alcançadas pela Polícia Civil no estado, salvando vidas e combatendo a criminalidade. A própria data escolhida para seu lançamento é emblemática - um dia antes do Dia Nacional da Polícia Civil, comemorado em 21 de abril.

Selo que comemora os 180 anos da Instituição